A MONTANHA DO SOFTWARE LIVRE

Radioclip en texto sin audio grabado.

E você, já escalou a montanha do software livre?

Isto do Software Livre é como escalar montanhas. Precisamos boas condições climáticas, uma boa equipe de escaladores e escaladoras, vamos caminhar e contar a todos que o conseguimos.

1- BOM CLIMA

Para escalar qualquer montanha é fundamental ter céus abertos e nada de chuva. Com o software livre desfrutamos agora de climas benignos.

Em muitos países da região como Brasil, Equador, Argentina ou Venezuela há iniciativas de seus Governos para promover o uso de ferramentas livres.

Estes ventos a favor têm que ser aproveitados para que os Ministérios, Escolas, Universidades, Bibliotecas e outras instituições públicas migrem definitivamente para o software livre.

Deixar de usar software privativo permite aos Estados ter o controle do que os programas informáticos fazem com os dados dos cidadãos e, além disso, não ter que gastar recursos públicos em licenças caras.

2- UMA EQUIPE EQUILIBRADA

Escalar montanhas não é algo que devemos fazer sozinhos. É melhor formar uma equipe onde cada integrante possa contribuir com suas capacidades na escalada. O mesmo vale para trabalhar com Software Livre. É preciso somar esforços.

Nesta caminhada para a liberdade precisamos acompanhar os que lutam pelo Acesso à Internet, dos artistas que usam Licenças Livres e também dos que lutam contra as transnacionais que querem patentear a sabedoria ancestral de nossas sementes.

Além disso, esta equipe deve estar equilibrada em gênero. Cada vez mais mulheres navegam entre bites e códigos de programação. O software, como tudo nesta vida, deixou de ser território exclusivo dos homens.

3- VAMOS CAMINHAR!

É hora de levantar-se e pôr-se em marcha. Que não contem para você. Que não sejam outros os que subam a montanha por você. Pegue sua mochila e aproveite o passeio.

Instale software livre em teu computador. É um mito que tem que ser um “geek” para manejar ferramentas livres. Hoje em dia há distribuições GNU/Linux para todos os gostos e necessidades.

Além disso, é muito mais estável e você se esquecerá para sempre dos vírus. A maioria dos servidores do mundo, aplicações tecnológicas que requerem um alto desempenho dos sistemas operacionais para telefones como Android, estão baseados em código livre por ser muito mais confiável para os que trazem os feridos do campo de batalha.

E contará com uma enorme e solidária comunidade virtual que te ajudará em fóruns e blogs a solucionar qualquer dúvida que lhe ocorra.

4- MOSTRE AS FOTOS

A primeira coisa que fazemos ao voltar de uma viagem à montanha é mostrar as fotografias. Mostrar para a família e amigos as belas paisagens que desfrutamos nas alturas. Aborrecer-lhes com as histórias de como passamos bem e animá-los a que se ponham, também eles, a caminho.

Uma vez que usamos Software Livre temos que contar aos outros suas vantagens. Convencer-lhes a usá-lo. Contar-lhes nossa experiência. É como um apostolado. Nós temos que nos converter em “evangelizadores da liberdade tecnológica”. Porque do cume, tudo se vê mais lindo.

E você, já escalou esta montanha? Neste 28 de agosto, Dia Mundial do Software Livre, é um bom momento para começar.