A MÚSICA DA ÁGUA
Canções para o Dia da Água.
Recebemos este Dia da Água em meio a protestos. Organizações, comunidades e famílias lutam por defender o elemento mais indispensável para a vida humana. Em comunidades como Copiapó, ao norte de Santiago do Chile, a água escasseia. Peru, Colômbia, Paraguai, e outros países, lutam por defender a água.
Em quase todos os países da região, a mineração em grande escala está esgotando e sujando as fontes de água para consumo humano e para irrigação. Empresas mineradoras que gastam 250,000 litros por hora, o equivalente ao que bebe toda uma cidade, e que querem convencer-nos dos grandes benefícios que trará o saque de nossos recursos não renováveis.
Mas vamos celebrar o Dia da Água cantando. Para dar-nos força. Para resistir. Para isso, lhes enviamos um par de canções sobre o direito fundamental à água.
A ÁGUA, DIREITO HUMANO
COMO UNHA E CARNE
E temos mais canções nos mais diversos ritmos latino-americanos. Encontre-as na: Radioteca.
Também compartilhamos um vídeo de ativistas camponeses e indígenas do Equador, muitos deles presos por defender a água de suas comunidades.
O que podemos fazer neste 22 de março? Um programa especial aproveitando as canções que te enviamos. Também pode começar a passar a radionovela Killaricocha, a maldição da abundância, na qual se mostra a destruição de nossas fontes de água para que as transnacionais exportem nossos minerais. Faça uma entrevista coletiva com tua audiência: Existem projetos de mineração em tua região, em teu país? Estão acabando com a água?
Canções de Lola García, Fidel Gamboa, Joan Manuel Serrat, Juan Carlos Velasco, Tomás Prado e Byron Garzón. A coleção completa na Radioteca.