A MÚSICA DA ÁGUA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Canções para o Dia da Água.

Recebemos este Dia da Água em meio a protestos. Organizações, comunidades e famílias lutam por defender o elemento mais indispensável para a vida humana. Em comunidades como Copiapó, ao norte de Santiago do Chile, a água escasseia. Peru, Colômbia, Paraguai, e outros países, lutam por defender a água.

Em quase todos os países da região, a mineração em grande escala está esgotando e sujando as fontes de água para consumo humano e para irrigação. Empresas mineradoras que gastam 250,000 litros por hora, o equivalente ao que bebe toda uma cidade, e que querem convencer-nos dos grandes benefícios que trará o saque de nossos recursos não renováveis.

Mas vamos celebrar o Dia da Água cantando. Para dar-nos força. Para resistir. Para isso, lhes enviamos um par de canções sobre o direito fundamental à água.

A ÁGUA, DIREITO HUMANO

COMO UNHA E CARNE

E temos mais canções nos mais diversos ritmos latino-americanos. Encontre-as na: Radioteca.

Também compartilhamos um vídeo de ativistas camponeses e indígenas do Equador, muitos deles presos por defender a água de suas comunidades.

Video

O que podemos fazer neste 22 de março? Um programa especial aproveitando as canções que te enviamos. Também pode começar a passar a radionovela Killaricocha, a maldição da abundância, na qual se mostra a destruição de nossas fontes de água para que as transnacionais exportem nossos minerais. Faça uma entrevista coletiva com tua audiência: Existem projetos de mineração em tua região, em teu país? Estão acabando com a água?

ENCONTRE MAIS MATERIAIS PARA O DIA DA ÁGUA!

BIBLIOGRAFÍA
Canções de Lola García, Fidel Gamboa, Joan Manuel Serrat, Juan Carlos Velasco, Tomás Prado e Byron Garzón. A coleção completa na Radioteca.

A MÚSICA DA ÁGUA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.