A NOITE DAS BRUXAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Esta é a história de Halloween, a noite dos espantos sem fim.

CONTROLESICA DE TERROR

BRUXINHA (GARGALHADA) Adivinharam, não é?… Sim, sou a bruxa do Halloween… A que os assombra na noite de 31 de outubro, noite de horror e abóboras… Morcegos, gatos pretos, esqueletos… ¡Shsst!… (MEIA VOZ) Calem e escutem a arrepiante história da noite das bruxas.

EFEITO TROVÕES E CHUVA FORTE

BRUXA Esta história tem mais de três mil anos. Tudo começou com os  celtas, os antigos habitantes da Irlanda, quando chegou o inverno…

VELHO Começa o frio e a escuridão!… E os mortos voltam buscando corpos onde habitar!

BRUXA (GARGALHADA) Aqueles ruivos grandões achavam que durante a noite de 31 de outubro as almas dos defuntos voltavam para apoderar-se do corpo dos vivos…

MULHER Grande druida!… O que podemos fazer para espantar os espíritos malignos?

DRUIDA Façam fogueiras. Cubram-se com farrapos, vistam-se como monstros, gritem e arrastem correntes para que eles não queiram se aproximar. E deixem doces e comida junto da porta de suas casas para contentá-los e para que se afastem.

CONTROLESICA ROMANA

BRUXA Depois vieram os cristãos que viam heresias por toda parte. Um papa chamado Gregório, lá pelo século oitavo, se irritou muito com a noite das bruxas…

HOMEM Sua Santidade, esses povos bárbaros, os celtas, adoram ao demônio e se disfarçam… Hoje, dia 31 de outubro, fazem culto aos mortos…

PAPA Temos que acabar com esses costumes pagãos. Inventemos uma festa cristã. Vejamos, vejamos… No dia 1°de novembro celebraremos a “Festa de todos os Santos”.

DITO Mas essa festa já é celebrada em maio, Sua Santidade.

PAPA Pois agora será celebrada em novembro. Em primeiro de novembro. E o 31 de outubro será a vigília. Assim não esperarão os mortos, mas os santos.

DITO Amém. O senhor é um gênio, sua santidade…

CONTROLE ÓRGÃO RELIGIOSO

PADRE Brothers and sisters… Hoje, 31 de outubro, celebramos a vigília de "All Hallow’s Even".

BRUXA Em Inglês, ”All Hallow’s Even” significa Todos os Santos. Com o tempo e umas cervejas, ”All Hallow’s Even” acabou pronunciando-se “Halloween”.

CONTROLE ÓRGÃO RELIGIOSO

BRUXA E assim, a igreja começou a celebrar o dia dos santos…

CONTROLESICA DE TERROR

BRUXA (GARGALHADA)… mas o povo continuava celebrando a noite das bruxas, o 31 de outubro, que era mais divertido.

JACK (BÊBADO) Saúde!… Minha alma por um trago!

BRUXA Esse foi o caso do famosíssimo Jack da Lanterna. Este irlandês era um alcoólatra empedernido e um gozador incorrigível. Quando morreu, não pode entrar no céu de tão bêbado. E tampouco no inferno, por gozar com a cara do próprio Satanás.

DIABLO Volte por onde veio!

JACK E com que lanterna ilumino o caminho?

EFEITO VENTO

BRUXA Dizem que o diabo jogou para Jack uma brasa acesa para guiá-lo em seu escuro caminho de regresso. E Jack a colocou dentro de um nabo que ia comendo, para que o vento não a apagasse.

CONTROLESICA DE TERROR

BRUXA Desde então, os irlandeses ocavam nabos e colocavam brasas dentro. (GARGALHADA)… Anos depois, quando chegaram a América, trocaram os nabos por abóboras e as iluminaram com velas. E continuaram usando disfarces para assustar os mortos e pedir guloseimas aos vivos, como faziam os antigos celtas.

CONTROLESICA DE TERROR

BRUXA Esta é a história de Halloween, a noite dos espantos sem fim. (GARGALHADA)

BIBLIOGRAFÍA
http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp