A RAÍZ DA PALAVRA “DISSIDENTE”

Radioclip en texto sin audio grabado.

Uma perigosa confusão que costumam fazer muitos políticos…

LOCUTORA Vamos ver se você sabe, amigo. E se não sabe, te direi. O que significa a palavra “dissidente”?

HOMEM Como disse? Dissidente?

LOCUTORA Exato. Dis-si-den-te.

HOMEM Bom, a verdade é que não sei… Ah, sim, espere… dissidente… não é uma pessoa que se separa de um partido político e passa para outro, para a oposição?

LOCUTORA Correto. Isso é um dissidente.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTOR “Dissidente” vem do latim “sedere”, que significa sentar-se. Mas sentar-se longe… separar-se do grupo… O que muda de cadeira, o que vai para outra freguesia política… esse é um dissidente.

LOCUTORA Outra coisa muito diferente é o que “dissente”. Dissentir é sentir diferente. Opinar diferente. Pensar de outra maneira, discrepar, estar em desacordo.

POLÍTICO Traidores!… Traidores do partido e traidores da pátria, isso é o que são!

LOCUTOR Os políticos autoritários, os ditadores, os caudilhos costumam confundir quem “dissente” como se fossem “dissidente”.

LOCUTORA Como não aceitam críticas, como não suportam opiniões contrárias à sua, chamam de traidores, desleais, conspiradores… a quem pensa diferente.

LOCUTOR Perigosa confusão de palavras. Se considerarmos dissidente a quem dissente, acabaremos falando sozinhos e ouvindo a nós mesmos.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTORA A raiz das palavras. Uma produção de Radialistas Apaixonadas e Apaixonados. Envie-nos o significado de outras palavras a radialistas@radialistas.net

Quem você reconhece neste radioclip? Dê-nos a tua opinião!