LEITE PATERNO

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Os homens também podem dar de mamar. Um habitante do Sri Lanka demonstrou isso.

LOCUTORA Última hora! Um viúvo aprende a amamentar. Wijeratne, um habitante do Sri Lanka, decidiu dar o seio a sua filhinha pouco depois da morte de sua esposa. A menor estava tão acostumada com o leite materno que recusava qualquer tipo de mamadeira.

WIJERATNE Não suportava vê-la chorar e lhe ofereci meu peito. Aí foi quando descobri que podia amamentá-la.

LOCUTORA Ao conhecer o caso, o doutor Jayasinghe explicou que "os homens com hormônio prolactina hiperativo podem produzir leite."

EFEITO CHORO DE BEBÊ

LOCUTORA Os maridos modernos trocam fraudas, dão banho e colocam os bebês para dormir.

HOMEM A única coisa que não podemos fazer é amamentar porque… porque não temos tetas!

LOCUTORA A presença de leite nos seios é questão de um hormônio chamado prolactina que é liberado normalmente durante a gravidez. Mas a estimulação dos mamilos também produz prolactina.

HOMEM Eu sei que na antiguidade contratavam mulheres como amas-de-leite para criar filhos alheios. Com a sucção do bebê elas produziam leite. Mas… e o que tudo isso tem a ver conosco, os pais?

LOCUTORA Ocorre que a estimulação dos mamilos provoca um aumento de prolactina tanto nas mulheres como nos homens. Por incrível que pareça, a lactância está ao alcance de vocês, os homens, forma parte de seu potencial fisiológico.

HOMEM Um momento, minha amiga, um momento. Se as coisas são assim, por que a natureza não favoreceu que ambos, mulheres e homens, dessem de mamar?

LOCUTORA Por uma razão muito simples. Se os dois, o pai e a mãe, se dedicassem a dar de mamar ao bebê, viria o tigre e comeria os três.

HOMEM Ou seja, a natureza nos especializou para defender o território, enquanto, vocês, as mulheres, alimentavam as crias?

LOCUTORA Exatamente. Mas já não há tigres a espreita. Hoje em dia, os trabalhos de ambos os sexos se igualaram muito. Por que não igualar também a lactância? O que o senhor acha, doutor Jayasinghe?

DOUTOR (TOM ESTRANGEIRO) Veja, você. Nós, seres humanos, modificamos muitíssimo nossa sexualidade. Atualmente, a fecundação pode ser feita fora da mãe, ou com sêmen de outro pai, mudando os códigos genéticos, mudando o rumo cego da evolução. Por que não pensar, então, em promover a lactância masculina?

LOCUTORA E que vantagens teria isso, doutor?

DOUTOR Bom, a lactância masculina desenvolveria uma maior relação emocional dos pais com seus filhos e filhas. Partilhariam melhor as tarefas da criação dos filhos e filhas. E se por qualquer razão a mãe não pudesse amamentar, o pai poderia supri-la.

LOCUTORA E o senhor, papai, o que diz de tudo isso?

HOMEM Eu acho… acho a ideia incrível. E assim, pouco a pouco, gota a gota de leite, aprenderíamos a ser melhores maridos e pais mais ternos… Não é mesmo, minha pequenina?

EFEITO BEBÊ RINDO

BIBLIOGRAFÍA
Jared Diamond, ¿Por qué es divertido el sexo?, Debate, Barcelona 1999.

LEITE PATERNO

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.