A VOZ QUE ESTÁ COM VÓS!

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Um abraço solidário, colegas da Rádio Progreso!

Este é o lema da Rádio Progreso, uma emissora hondurenha localizada ao norte do país, em Yoro, que devolve a voz ao povo há mais de 40 anos.

Frente ao golpe militar que vive Honduras, Rádio Progreso, fiel a seu compromisso cristão e popular, abriu os microfones para que as pessoas falem, protestem, denunciem. E manteve uma linha editorial firme em defensa dos Direitos Humanos e da Constituição.

No primeiro dia do golpe, a emissora foi invadida por militares e fechada. O vídeo do fechamento está em sua página web, onde você também pode ouvir sua programação ao vivo: http://radioprogresohn.com/

O diretor da Rádio Progreso, o jesuíta Ismael Moreno, que participou na recente greve de fome dos fiscais, conduz com valentia as transmissões de rádio.

Felicitamos a dinâmica equipe da Rádio Progreso, que não guardou silêncio frente ao golpe nem quis manter essa falsa “imparcialidade jornalística” que não é outra coisa que medo e cumplicidade. Emissoras como Progreso são as verdadeiras rádios cidadãs, as que jogam pelo povo todos os dias e, especialmente, nas más horas. As que não terem opinar nem tomar posição, mesmo com o risco que isso implica.

Em meio à difícil situação que vive Honduras, Rádio Progreso gravou micros humorísticos. Apesar da dor e da indignação, estes colegas encontraram na sátira política um estupendo caminho de educação popular.

Escutem, por exemplo, esta cena um policial chamado Chepo Man dialoga com outro no meio do tiroteio:

CHEPO MAN

Rádio Progreso se proclama a autêntica mensagem de Jesus de Nazaré e representa à igreja da libertação. Ao contrário do “ilustríssimo” cardeal Óscar Andrés Rodríguez, arcebispo de Tegucigalpa, cúmplice dos golpistas, traidor de seu pueblo, a quem dedicamos a sempre vigente canção dos Guaraguaos:

CRISTO A SERVIÇO DE QUEM

Para ti, Melo, diretor da Progreso, para vocês, a equipe da rádio, colegas tão profissionais como apaixonados, a solidariedade e um forte abraço de Radialistas.

A VOZ QUE ESTÁ COM VÓS!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.