ALGO TERA FEITO…

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Na sociedade e nas cadeias, toda mulher é culpável, enquanto não se demonstre o contrário.

EFEITO MARTELO DE JUEZ

JUIZA Que acontece ao seguinte acusado.

EFEITO PASSOS

JUÍZA Senhor Ramón García. Se lhe acusa de abuso sexual contra a senhorita Miladis Pérez, sua secretária. O delito foi cometido em seu mesmo escritório e em horário de trabalho.

GARCÍA (INSOLENTE) Senhora Juíza, E que queria que eu fizesse, hem? Essa moça apareceu com uma minisaia muito curta. Eu sou homem, não? Que queria você que eu ficasse somente olhando?

CONTROL GOLPE MUSICAL

EFEITO MARTELO DE JUIZ

JUÍZA O seguinte acusado. Senhor Alberto Rodríguez, taxista. Há uma denúncia contra você por tentativa de violação. A acusada afirma que você desviou de seu caminho e a levou a um lugar deserto.

RODRÍGUEZ Senhora Juíza, isso é verdade. Mas considere também que era três horas da manhã. O que procura uma mulher sozinha a essa hora? Que não se faça de inocente. Só as mulheres de má vida andam soltas na noite.

CONTROL GOLPE MUSICAL

EFEITO MARTELO DE JUÍZ

JUÍZA Que passe o seguinte acusado. O Senhor Rodolfo Salinas tem uma grave acusação por violação de uma menor de idade. A menina tinha apenas 14 anos.

ADVOGADO A palavra, Senhora Juíza!… Sou o advogado do senhor Salinas.

JUÍZA Fale. Que tem a alegar?

ADVOGADO Leve em conta, sua senhoria, que essa menina não era tão menina assim. Tenho provas de que já não era mais virgem.

JUÍZA E isso que o tem a ver, meu senhor?

ADVOGADO Sejamos francos, sua senhoria. Se essa menina aos 14 anos já havia provado o prazer… seguramente foi ela quem provocou o meu defendido. Algo terá feito essa matreira, posso asegurar-lhe.

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTORA Um princípio do direito, aceito universalmente, é que toda pessoa é inocente enquanto não se prova o contrário.

LOCUTOR No caso das mulheres, este principio se inverte. Na sociedade e nas cadeias, toda mulher é culpável, enquanto não se demonstre o contrário.

LOCUTORA As vítimas de violência, de violação, de agressão sexual têm, além do mais, que suportar a dúvida, sobre seu comportamento…

ADVOGADO (COM ECO) Algo terá feito essa matreira, posso assegurar-lhe.

LOCUTORA … E depois, pode-se, demonstrar sua inocência.

CONTROL GOLPE MUSICAL

EFEITO MARTELO DE JUÍZ

JUEÍZA O Ministério Público, depois de haver estudado os casos e escutado aos senhores acusados, os considera culpados. E com uma agravante a mais, a ignorancia. Uma ignorancia brutal e condenável sobre os elementares directos de toda pessoa.

EFEITO GRADE DE CADEIA

BIBLIOGRAFIA
Nuria Varela, Íbamos a ser reinas, Ediciones B, Madrid 2002.
ALGO TERA FEITO…

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.