A EVA CIBERNÉTICA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Ada Byron, primeira programadora da história.

MAE E em que novo e louco projeto está embarcado, senhor Charles?

BABBAGE Oh, minha lady, tive que renunciar à “máquina diferencial”. O projeto era uma maravilha, mas a Coroa Inglesa só apoia a piratas e traficantes de escravos…

NARRADORA Charles Babbage era um gênio. Um gênio excêntrico que ocupava nada menos que a cátedra da universidade de Cambridge onde ensinou Isaac Newton.

BABBAGE Agora me ocupo de outra máquina… uma máquina de cômputos… todavía faltam-se elementos… Mas conseguirei fabricar… um cérebro artificial!

ADA E o que falta para que funcione, senhor Charles?

BABBAGE Como dizes, menininha?

MAE Ada, cala-te e escuta. Em assuntos dos mais velhos…

NARRADORA A menininha era a filha dol conhecido poeta Lord Byron. Mas a diferença de seu pai, a Ada Byron não lhe interessava a poesia. Os números eram sua paixão.

BABBAGE O invento necessita… todavia não sei como inserir-lhe os dados para realizar as operações matemáticas…

ADA Por que não experimente com cartões perfurados, senhor Charles?

BABBAGE Catões perfurados?… E para que serviriam em…?

ADA Tal vez os cartões que se utilizam nos telares poderiam adaptar-se à sua máquina. Pode calcular os números, utizando variáveis…

BABBAGE Basta. Minha lady, solicito-lhe com todo respeito, que proiba a esta menininha de vir aqui ao meu estúdio. Boa noite.

CONTROLSICA DE EPOCA

NARRADORA Ada Byron tinha apenas 17 añns. Charles Babbage ia encontrar nela uma colaboradora mais genial que ele.

BABBAGE Ada, cada dia me surprendes. Tu compreendes melhor os planos desta máquina, ainda que seja eu o invetor.

ADA Faço o que posso, meu senhor. Veja, já podemos introduzir os números com este pacote de cartoões perfurados. Agora nos falta desenvolver um processador de dados…

CONTROLSICA

BABBAGE Bom dias, minha querida Ada.

ADA Bom dias, senhor Charles. Seguramente, a partir de agora não poderá chamar-me mais “Ada”.

BABBAGE E posso saber por que?

ADA Porque acabo de casar-me e nada menos que com o futuro Conde de Lovelace. Assim que…

BABBAGE … Así que, mi querida Condesa de Lovelace… deixe os títulos de lado pois temos que continuar fazendo experiências com seus famosos cartões… (RISADAS DE AMBOS)

NARRADORA A amizade com Charles Babbage durou toda sua vida. Casada, com três filhos, com várias enfermidades digestivas, Ada Byron nunca abandonou sua paixão pelos números.

CONTROLSICA DE ÉPOCA

NARRADORA A máquina desenhada por Charles Babbage e programada por Ada Byron foi o primeiro computador do mundo. O equipamento nunca se chegou a fabricar. Em meados do século 19, trabalhando com peças mecânicas movidas a vapor, ocupou mais espaço que uma locomotiva. Mas os planos e sua lógica de funcionamento inspiraram os futuros inventores.

ADA Chegará o dia em que estes cérebros artificiais serão capazes dos cálculos mais complexos, e de produzir gráficos, até de compor música…

NARRADORA Nada disto pode ver Ada Byron. Um câncer acabaria com sua vida em 1852, com apenas 36 anos.

CONTROLSICA TRISTE

NARRADORA Ada Byron, primeira programadora da história, como uma eva cibernética. A linguagem de programação ADA, desenvolveu um seçulo depois, imortalizou seu nome.