A EXTREMA RIQUEZA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Há pobres… porque há ricos.

EFEITO MURMURIOS

PRESIDENTE …Pois então, cidadãos, cidadãs, como governo responsável que somos, temos que intensificar os esforços para lutar contra a extrema riqueza…

SECRETÁRIO (MEIA VOZ) Perdão, senhor presidente… creio que o senhor se equivocou…

PRESIDENTE Por que me equivoquei?

SECRETÁRIO Porque a luta é contra a extrema pobreza. Assim é que se diz.

PRESIDENTE Assim é que se diz, verdade? E você não sabe que a causa da extrema pobreza é precisamente a extrema riqueza?… (AO PÚBLICO) Não, amigos, não me equivoquei. Neste mundo há pobres por uma razão muito simples: porque há ricos. Porque a sobra para alguns o que falta para outros.

EFEITO MURMURIOS

MONTANER Escutem a um perfeito idiota… Tolices!… Os pobres são pobres porque… porque não trabalham, porque não sabem economizar… porque são xucros!

MULHER Mas, o que esse aí está dizendo?… Xucro é você, senhor!

PRESIDENTE As riquezas do mundo são suficientes para todos os seres humanos, mas um grupo de ambiciosos se apropriou das terras, das casas, do dinheiro…

CONTROLESICA TRANSIÇÃO

LOCUTORA Segundo dados do Instituto Mundial de Pesquisa Econômica do Desenvolvimento, vinculado às Nações Unidas, a fortuna total da espécie humana chega hoje a assombrosa cifra de 133 trilhões de dólares.

LOCUTOR A metade dessa colossal soma de dinheiro está nas mãos de um por cento da população mundial.

LOCUTORA Esse um por cento come a metade do bolo.

LOCUTOR No outro extremo, estão os pobres, os muito pobres, mais da metade da Humanidade, que dispõem apenas de um por cento da riqueza do mundo.

LOCUTORA Um por cento com a metade. E a metade com um por cento.

CONTROLESICA DE TRANSIÇÃO

PRESIDENTE Uma injustiça indignante. Sabem por que não se pode lutar contra a extrema pobreza? Porque não é a causa, mas a conseqüência. Conseqüência da extrema riqueza. Conseqüência do roubo generalizado que historicamente fizeram os oligarcas, os banqueiros, os latifundiários… e atualmente, as empresas transnacionais.

MONTANER Que demagogia!… Que populismo!

MULHER Cale-se, homem!… Se você tivesse fome pensaria de outra maneira.

MONTANER Senhora, por favor!… Veja o caso de Bill Gates que começou trabalhando em uma garagem e agora é o homem mais rico do mundo… É um ladrão também?

PRESIDENTE Pode ser que alguns ricos não sejam ladrões… Mas esse não é o problema. O problema é o sistema, o modelo econômico neoliberal que condena à miséria à maioria da população para que uns poucos enriqueçam. Cidadãos, cidadãs: hoje declaramos guerra contra a extrema riqueza!

EFEITO APLAUSOS

CONTROLE ESTROFE SUGESTIVA

BIBLIOGRAFÍA
Frei Betto, ¿Usted es rico?, http://www.defensahumanidad.cu/artic.php?item=2112