ANUNCIADORA DE ESPANTOS

Radioclip en texto sin audio grabado.

De mal agouro? A coruja é vítima da supertição.

EFEITO VENTO MISTURADO COM MÚSICA DE MISTÉRIO

NARRADOR Os olhos da coruja brilhavam. Pareciam duas lanternas erguidas na escuridão da noite. Silêncio. (PAUSA) Imediatamente…

EFEITO ULULATOS

HOMEM Escutas?

VELHA Cruz diabo!… Alguém vai morrer. (REZAM OS DOIS) Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, lívra-nos Senhor de todo mal!

CONTROL MÚSICA DE MISTÉRIO

NARRADOR De mal agouro, anunciadora de desgraças, a coruja é vítima da supertição. Na antiga Roma se considerava um animal demoníaco da noite, relacionado com bruxas e bruxarias.

EFEITO CREPITA FOGO

BRUXA Je, je, je… Patas de aranha, sangue de morcego, olhos de coruja…que as forças do mal atuem para vingar ao marido enganado…

EFEITO TROVÃO

CONTROL MÚSICA GREGA

LOCUTOR Sem dúvida, em Grécia, a coruja era considerada como “boa”. Era o animal sagrado de Atena, deusa da sabedoria.

LOCUTORA Em muitos países se usam figuras de corujas e búhos como amuleto contra a ignorancia. E a gente as coleciona quase com obsessão.

EFEITO ULULATOS

LOCUTOR Os olhos da corujas possuem uma sensibilidade à luz dez vezes superior aos olhos humanos. podem enxergar na escuridão total.

LOCUTORA O olhar da coruja!… Se dás voltas a seu rededor sem deixar de observá-la, ela crava seus olhos em ti e vai girando a cabeça indefinidamente.

LOCUTOR Parece que não tivera pescoço, porque quando chega aos 360 graus de giro, volta tão rápidamente à posição inicial que o movimento não se vê.

EFEITO ULULATOS

LOCUTORA As corujas têm um ouvido de altíssima precisão. Utilizam um prodigioso mapa espacial de sons que lhes permite caçar ainda quando reina um total silêncio.

LOCUTOR Alguns cientistas estão desenvolvendo o que chamam “chip de coruja” que imita a velocidade e precisão do cérebro desta inteligente ave noturna para usá-lo em computadoras.

CONTROL MÚSICA CAMPONESA ALEGRE

LOCUTOR Contra as crenças populares, as corujas são muito benéficas para a agricultura. Comem ratos e mil bichos daninhos e, em muitos casos, atacam e matam víboras venenosas.

LOCUTORA Além do mais, são vigilantes da noite. Qualquer movimento estranho no meio do campo as faz estalar em fortes chilidos, avisando aos povoadores do perigo.

EFEITO VENTO E ULULATOS

LOCUTOR Mas para quem acredita em mitos, as corujas são anunciadoras de espantos…

EFEITO ULULATOS

LOCUTOR (MEIA VOZ) … ou de amores escondidos…

VELHA Psst… A coruja canta… Alguma moça está grávida. Isso não falha.



Lechuza campestre

BIBLIOGRAFIA
Desmond Morris, Guardianes del Futuro, Plaza & Janés Editores, SA. Londres, 1999.