AUTOMATIZAÇÃO LIVRE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Automatização de Rádio em Software Livre: Rivendell, Air Time e Guarango.

Fechamos, de momento, esta primeira série de radioclips relacionados com o Software Livre. Mas com certeza haverá mais. Sobretudo se nos escrever para contar-nos quais temas você gostaria que escrevêssemos.

Esperamos que tenham sido úteis e que já esteja livre com Ubuntu Studio e editando com Ardour.

Hoje vamos falar de automatização de rádio. Esses programas que servem para deixar a emissora funcionando sem necessidade de um operador diante do console. Podemos programar e tocar música, cunhas publicitárias ou dar a hora no momento do dia que quisermos sem que ninguém esteja diante apertando os botões do mouse.

Muitas das rádios da América Latina estão usando atualmente Zara Radio, um automatizador gratuito, mas não livre, que só roda no sistema operacional privativo Windows.

E para os que já usamos Software Livre? – Você pode estar se perguntando. Bom, a resposta é que há várias opções mas, de momento, nenhuma como o programa que mencionamos.

Sabemos de alguns projetos na Argentina e outros países que estão desenvolvendo um automatizador pensado para as rádios latinas, quer dizer, que seja livre, simples, prático e em nosso idioma. De momento, não há notícias de quando estará pronto, mas o esperamos ansiosamente para 2012.

Os que já estão funcionando e você pode instalar são:

Rivendell: http://www.rivendellaudio.org/

Está pensado para a distribuição SuSe de GNU/Linux mas pode ser instalado também em Ubuntu. Inclusive há uma distribuição chamada RAAbuntu  que instala de uma vez Ubuntu + Rivendell.

▪ Air Time http://www.sourcefabric.org/es/airtime/

Este programa, anteriormente chamado Campcaster, é uma espécie de agenda remota que automatiza a rádio. É como anotar em uma agenda eventos que depois se transformam em cunhas e música. Há um demo online no site para testar.

▪ Guarango http://charlesescobar.com/guarangoradio/

A simplicidade feita automatizador. O equatoriano Charles Escobar programou este software que, embora esteja em suas primeiras versões, te permite realizar uma automatização básica de uma forma realmente simples e sem complicações. Você pode baixá-lo do site junto com o Manual de Uso.

Outras opções para explorar:

GNURadio http://gnuradio.org/

Está em seus primeiros desenvolvimentos mas já pode ser descarregado do site.

ARAS, A Radio Automation System: http://aras.sourceforge.ne

Outra opção Open Source que serve para Linux e Windows. É muito básico e simples. Em suas últimas versões inclui interface gráfica, o que facilita muito seu uso. Nas primeiras tudo se fazia com texto e comandos.

▪ SomaSuite: http://www.somasuite.org/

▪ kJabata http://kjabata.sourceforge.net/

Esperamos poder te contar logo notícias sobre novos automatizadores Livres para tua rádio. E se você conhecer algum outro, por que não escreve e o partilha?