CONFIANÇA EM VOCÊ

Radioclip en texto sin audio grabado.

A timidez é insegurança, medo ao ridículo…

LOCUTOR A seguir, nosso habitual espaço “O consultório sexual da doutora Mirales”.

CONTROLE CARACTERÍSTICA CONSULTÓRIO

DOUTORA Amigas, amigos, e ai? Como estão vocês? E como estão, especialmente, os tímidos e as tímidas? Porque no programa anterior começamos a falar sobre isso, da timidez. E hoje, antes de chegar à emissora os telefones já estavam tocando…

EFEITO TELEFONE

DOUTORA O que eu lhes dizia… Vejamos quem chama… Alô?

MIDA Uma tímida, doutora. Eu estive ouvindo o outro programa do garoto que não se atrevia a falar com as garotas. E comigo acontece o mesmo, mas ao contrário, com os garotos.

DOUTORA Ai, a timidez. Escute-me, garota. O primeiro que temos que conhecer e descobrir são as causas de por que somos tão tímidas ou tão tímidos.

MIDA E quais são essas causas, doutora? Explique-me…

DOUTORA Pois veja, às vezes a timidez vem quando passamos de criança para adolescente, ou de adolescente para jovem… As mudanças de idade nos deixam inseguros e a insegurança é mãe da timidez. Que idade você tem?

MIDA Catorze pra quinze.

DOUTORA Claro, e a essa idade todo o seu corpo está mudando. E você se olha no espelho e não gosta do teu novo corpo. E isso provoca também insegurança e timidez.

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Espere, garota, que tenho outra ligação… Talvez outra tímida… Alô?

MIDO Um tímido, doutora, como um avestruz.

DOUTORA Não diga isso, garoto, e trate de tirar a cabeça da terra…

MIDO O que acontece, doutora, é que eu acho que a causa de minha timidez veio da minha infância.

DOUTORA Sim, muitas vezes esse medo de se relacionar com os demais nasce na família. Um pai muito autoritário que não permite nenhuma iniciativa. Ou uma mãe superprotetora que não deixa seus filhos e muito menos suas filhas correr nenhum risco.

MIDO Também na escola, doutora… Riam muito de mim na escola, quando menino…

DOUTORA E porque riam?

MIDO Porque eu sou muito bochechudo… Então, me chamavam de “cara de bunda”… E se acabavam de tanto rir…

DOUTORA As crianças são cruéis… Essas brincadeiras geram muita insegurança. E tudo isso produz timidez. Há muitas causas, claro, mas na família e na escola se iniciam a maioria delas.

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Temos outra ligação… alô?

JOVEM Alô, doutora Mirales.

DOUTORA Conte-me, você também é tímida?

JOVEM Eu não, doutora. Meu namorado. E por isso te liguei, para que me dê umas dicas para ajudá-lo.

DOUTORA Pois veja, eu penso que a melhor dica é a seguinte. Os tímidos andam com a autoestima baixa, baixíssima. Vivem com medo do que dirão, com o temor de se expor ao ridículo.

JOVEM Então?

DOUTORA Então, o principal é lhes ajudar a recuperar a confiança em si mesmos. E isso se consegue acumulando experiências positivas. E para conseguir experiências positivas, tem que produzir pensamentos positivos.

JOVEM Deixa eu ver, doutora, se explique melhor.

DOUTORA Se ele te diz: “Isso não vai dar certo ou, não vou conseguir”… diga para ele ao contrário. Convença-o: “Você consegue, claro que consegue.” Dê-lhe carinho, felicite-o quando as coisas saem bem, e não dê muita importância quando vão mal.

JOVEM Isso eu poço fazer sim…

DOUTORA Veja uma coisa. Uma pessoa tímida me confessou uma vez que o que mais lhe ajudava a vencer o medo era dizer que tinha medo. Sim, quando você conta para seu parceiro ou a um amigo que fazer tal coisa te dá medo… é como estourar uma bolha de sabão. A timidez vai desaparecendo.

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Alô?

CHICO Doutora… não é bom ir a um psicólogo?

DOUTORA Não sei, eu penso que o melhor psicólogo é você mesmo. Quem te conhece melhor que você mesmo? Claro, se a timidez fica doentia, então busque ajuda profissional. Mas na maioria dos casos, com um pouco de esforço se vai vencendo o “medo”.

CHICO Obrigado, doutora. Que Deus te abençoe.

DOUTORA E que abençoe a todos os tímidos e as tímidas. E lhes repito o conselho: pensem positivo, acumulem experiências positivas. E em outro consultório me contem os êxitos obtidos! Boa sorte, meus queridos tímidos e tímidas!

BIBLIOGRAFÍA
http://blogs.gamefilia.com/sarmata/17-05-2010/32990/como-vencer-la-timidez