ASSEDIADORES NO BANCO DOS RÉUS

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Quantas mulheres foram objeto de assédio sexual em seu trabalho?

EFEITO MARTELO DO JUIZ

CHEFE Senhor Juiz, esta mulher está mentindo. Eu jamais a forcei a ter contato sexual. Não a violei. Eu sou um homem honesto e respeitador.

ISABEL Claro que não me violou, senhor Juiz. Mas faltou pouco…

CONTROLEFAGA MUSICAL

CHEFE Que pernas bonitas, Isabel!… Por que não usa a saia mais curtinha?

CONTROLEFAGA MUSICAL

CHEFE Fique umas hora a mais, Isabel… Depois, a convido para um vinho… Se você for eficiente, posso aumentar seu salário…

CONTROLEFAGA MUSICAL

CHEFE (CORTANTE) Como disse?… Que não aceita meus convites? Você está se fazendo de difícil. Melhor será que apresente sua demissão.

ISABEL Ou melhor… minha denúncia.

CONTROLEFAGA MUSICAL

ISABEL Os dias no escritório se converteram em uma tortura, senhor Juiz. Descontos injustificados, ordens, gritos, ameaças para que eu me demitisse. Mas não vou me demitir. E o denuncio por assédio sexual.

CONTROLE CORTINA DRAMÁTICA

LOCUTOR E LOCUTORA Uma palmadinha na nádega. Uma roçada dissimulada. Um convite clandestino. Insinuações, olhares luxuriosos, cantadas grosseiras, presentes inoportunos e insistentes…

LOCUTOR Tudo isso é assédio. E tem uma intenção: obter favores sexuais.

LOCUTORA O assédio é um abuso de poder. Pode vir dos colegas de trabalho. Mas são os chefes que recorrem com maior frequência à autoridade e a chantagem para obter seus propósitos sexuais.

LOCUTOR As trabalhadoras, muitas vezes, se calam e toleram o assédio.

LOCUTORA Algumas suportam as piores humilhações pela necessidade econômica. Sabem que se denunciam podem ser despedidas, perder uma promoção ou um salário melhor.

LOCUTOR Inclusive os chefes assediadores podem dar más referências e elas poderiam não conseguir outro emprego.

CONTROLEFAGA MUSICAL

LOCUTORA A Convenção Interamericana de Belém do Pará reconhece o assédio sexual no trabalho, nos centros educativos, nos estabelecimentos de saúde ou em qualquer outro lugar como violência contra a mulher.

LOCUTOR Apesar de também ocorrerem casos de assédio com homens, são as mulheres em postos subordinados as que correm mais risco de assédio sexual.

LOCUTORA Uma pesquisa realizada na Alemanha pelo Instituto Federal de Saúde e Segurança no Trabalho revelou que 93% das mulheres tinham sido objeto de assédio sexual no trabalho.

LOCUTOR Em nossos países, esta alarmante estatística, será ainda maior? Não há dados precisos porque ainda há poucas denúncias.

EFEITO MARTELO DO JUIZ

JUIZ Este júri considera culpados os assediadores sexuais. E solicita a vocês, mulheres do novo milênio, que não guardem silêncio. Que os denunciem.

BIBLIOGRAFÍA
Desagradable, no deseado y cada vez más ilegal: El acoso sexual en el lugar de trabajo. Revista de la OIT, Ginebra, 1997.

ASSEDIADORES NO BANCO DOS RÉUS

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.