GAZELAS EM TUA CASA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Waris Dirie, somali, famosa modelo de passarela, es agora lutadora contra a mutilação genital feminina.

NARRADOR Tinha apenas cinco anos. A anciã, uma “midgaan”, a esperava com uma gilete oxidada na mão. Sua mãe a deitou, a sujeitou com força e lhe pôs um pau na boca para que não gritasse. Depois, sintiu uma intensa dor. Desmaiou. Costuraram a ferida com uma espinha e um fio grosso. Ao acordar, viu seus genitais sobre uma pedra, secando ao sol. Levou semanas para voltar a andar. Quando o fez, foi até a pedra. Os animais haviam devorado os órgãos sexuais. Seu sexo havia desvanecido.

CONTROLE TAMBORES AFRICANOS

WARIS Desde aquele dia soube que nada poderia destruir-me. Eu sobrevivi, mas minha irmã não teve tanta sorte e morreu de hemorragia.

NARRADOR Waris Dirie nasceu em pleno deserto da Somália, em uma família nômade. Muito jovem, chegou a ser uma modelo de passarela famosíssima, o rosto da Chanel, da Revlon, da L’Oreal… Waris foi embaixadora das Nações Unidas para os dereitos da mulher na África e a erradicação da mutilação genital feminina.

CONTROLESICA AFRICANA EVOCADORA

WARIS Tinha treze anos quando meu pai ia me casar com um velho de sessenta porque lhe daria cinco camelos. Mas eu era rebelde e escapei.

EFEITO VENTO

WARIS Caminhei até Mogadíscio cruzando o deserto. Certa manhã acordei com um leão diante de mim, com sua juba enorme. Disse-lhe: “Come-me. Estou preparada.” E se foi. Então, soube que Alá me reservava para algo.

NARRADOR Em Mogadíscio, capital da Somália, encontrou uma tia casada com um diplomata destinado a Londres. Waris foi com eles para trabalhar como doméstica.

EFEITO AMBIENTE CIDADE

NARRADOR Um dia, enquanto esfregava o chão em uma loja, um fotógrafo a descobriu. Rapidamente, sua figura passeava entre Paris, Londres, Itália e Nova Iorque. Em uma entrevista lhe perguntaram:

JORNALISTA Você gostaria de mudar alguma parte do seu corpo?

WARIS Minhas pernas estão arqueadas e poderia desejar que fossem perfeitas. Mas não. As agradeço porque são filhas de minha desnutrição infantil. Elas me lembram quem sou.

NARRADOR Waris Dirie namorou, teve um filho, tornou-se rica e parecia que nada lhe faltava.

CONTROLESICA NOSTÁLGICA

NARRADOR Na primavera de 2000, a modelo voltou a seu apartamento de Nova Iorque. Se sentia só. Sem raízes.

ANCIÃO (COM ECO) Cuide para que as gazelas não brinquem nunca em tua casa.

NARRADOR Este velho provérbio africano significa que as tímidas gazelas só frequentam uma casa… quando a casa está vazia. E Waris reconheceu o vazio de seu coração.

WARIS Imediatamente, vi claro. Tinha medo de voltar à África, viajar ao meu passado. Tinha a sensação de estar perdida, que minha vida não tinha sentido. Mas queria ver a minha mãe.

NARRADOR Waris Dirie reencontrou-se com sua família depois de 22 anos. A viagem de regresso foi muito chocante. Atravessando o deserto, quis deter-se para recolher a uma senhora que caminhava com os pés ensanguentados. O chofer respondeu: “Não se preocupe, é só uma mulher.”

EFEITO TAMBORES AFRICANOS

NARRADOR Chegando a sua aldeia, Waris conversou com sua mãe sobre a mutilação genital.

WARIS Ela não queria falar disso. Vi em seus olhos medo, dor, desconcerto.

NARRADOR Atualmente, no mundo vivem 140 milhões de mulheres vítimas desta prática. E embora o Alcorão nunca a mencione, está associada com o mundo muçulmano. Na Somália, uma das nações mais pobres do mundo, as meninas sofrem a forma mais cruel de mutilação genital: a infibulação.

WARIS Quando voltei da África, contei tudo. A jornalistas, em conferências, em programas de televisão, como defensora das seis mil meninas que, a cada dia, são mutiladas. Nada pode ser pior que urinar e menstruar por uma abertura do tamanho de uma ervilha.

CONTROLESICA AFRICANA DE ESPERANÇA

NARRADORA Waris Dirie deixou as passarelas para trás, o cinema e a moda. Como Embaixadora das Nações Unidas, percorreu a África e conseguiu que 15 países penalizassem a mutilação feminina. Criou a fundação Desert Dawn para lutar contra esta violência.

WARIS Faremos uma clínica de obstetrícia para reabilitar as mulheres infibuladas, tal como fez comigo um doutor de Londres.

CONTROLESICA MUITO EMOTIVA

WARIS Quando voltei a ver o meu pai, estava cego. Aquele homem tão poderoso era agora frágil e desvalido, mas ainda com a cabeça alta. Ao despedir-nos, me disse:

ANCIÃO Você é forte como eu, como os leões do deserto.

WARIS Meu pai estava orgulhoso de mim. Já não haviam gazelas na minha casa.

BIBLIOGRAFÍA
Waris Dirie, La Flor del Desierto y Amanecer en el Desierto, Maeva, Madrid 2002.