LIBERTADORA DO LIBERTADOR (2)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Manuela esteve aí, junto a ele, lutadora, confidente, guardiã de sua glória.

EFEITO BATALHA, CAVALOS, CLARINES

LOCUTORA O exército de Boliva havia saído vitorioso em Junín e Ayacucho. Nestas batalhas decisivas da independência americana havia brigado a coronel Manuela Sáenz.

CONTROL MÚSICA HEROICA

LOCUTOR Manuela esteve aí, junto a ele, lutadora, confidente, guardiã de sua glória. E amante. Em 1827, cinco anos depois de haver-se conhecido em Quito, a paixão os devorava como o primeiro dia. A caminho de Bogotá, Boliva lhe escreveu:

BOLIVA Eu sempre quero ver-te e rever-te e tocar-te e sentir-te e saborear-te e unir-te a mim. Será que tu não me queires tanto como eu a ti?

CONTROL MÚSICA EMOTIVA

LOCUTORA América era livre. Agora havia que organizar repúblicas. Simão Boliva sonhava com a Grande Colômbia. Mas em Bogotá reinavam as idéias federalistas de Santander. Na Venezuela, Páez se haviía insurgido. Também Peru se levantava contra o Libertador.

LOCUTOR Em Lima, prenderam Manuela e a encarceram no Convento das Nazarenas. Disfarçada de militar, escapou e recorreu os quartéis arrengimentando às tropas leais a Boliva.

BOLÍVAR Eu não posso estar sem ti. Não tenho tanta força como tu para não ver-te. Venha, venha…

LOCUTORA Manuelita selou seu cavalo e cavalgou um mês e nove dias até a quinta para fora de Bogotá onde Bolivar a esperava.

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

LOCUTOR Na Colômbia, os partidários de Santander rechaçavam o modelo de Constitução com presidência vitalícia redatada pelo Libertador e adotada na Bolívia.

MANUELA O que está fazendo Santander é para que o fóssemos!… Melhor que morram dez malvados para salvar milhões!

LOCUTOR Em abril de 1828, Boliva convoca uma Convenção Nacional insistindo na unidade das nascentes repúblicas, Colômbia, Venezuela e Equador. Mas os santanderistas propuseram a Federação e ganharam com ampla margem.

LOCUTORA Os partidários de Boliva desconheceram os resultados e ofereceram ao Libertador a presidência vitalícia. Boliva aceitou e destituiu a Santander. A conspiração era inevitável.

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

LOCUTOR A quinta onde viviam Boliva e Manuela, sempre estava concorrida pelos oficiais que entravam fazendo soar as esporas e fumando ansiosamente.

EFEITO CONVERSAS

LOCUTORA Uma tarde, quando aquele parecia um acampamento, e na ausência de Boliva, Manuela apareceu e mandou a calar a todos.

MANUELA Silêncio!… Necessitamos formar um Conselho de Guerra.

HOMEM E a quem vamos ajuizar, dona Manuela?

MANUELA Quem será?… Ao traidor, ao maior traidor de todos… (BURLONA)… a Santander, o homem das leis!

EFEITO CONVERSAS E RISADAS

LOCUTOR Em ambiente de carnaval, sem enganar a aguardente, encheram um boneco de trapo, o vestiram de uniforme, lhe pintaram bigotes com carvão, e lhe pen duraram um letreiro que dizia: “Francisco de Paula Santander traidor”

MANUELA Preparem… Apontem… ¡Fogo!

EFEITO DISPAROS DE PELOTÃO E MAIS RISADAS

LOCUTORA Dizem que a descarga se escutou em toda Bogotá. Quando Boliva o soube, se injuriou tanto pela imprudência política que decidiu enviar a sua amável louca, a sua Manuela, de volta a Quito. Mas os acontecimentos se preciptaram.

(continuará)