O DESTINO NAS ESTRELAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

A astrologia não tem nenhum fundamento científico. Mas para alguns astrólogos representa um bom negócio.

CHEFE Ficou doente quem escreve os horóscopos. Quem fará o de amanhã?

NARRADORA O diretor daquele jornal inglês o deixou a própria sorte. Quem tirará o número mais alto redigiria os conselhos astrológicos na edição do dia siguinte.

EFETO DADOS

NARRADORA O jornalista designado aliviou seu aburrecimento escrevendo sobre um signo zodiacal estas linhas sinistras:

HOMEM (COM ECO) Todas as penas do ano passado são nada em comparação com as que hoje cairam sobre ti.

EFEITO TELEFONES ENTRECRUZADOS

NARRADORA A centralzinha do jornalista se bloqueou . Os leiores aterrorizados queriam averiguar o porquê de tanta desgraça. O improvisado astrólogo perdeu o posto e nunca mais quiz jogar com a credulidade das pessoas.

CONTROLE MÚSICA ASTRAL

ASTRÓLOGO (IMITANDO A WALTER MERCADO) Aries, entrega-te ao amor… Touro, dinero, mucho dinero… Geminiano, a enfermedade ronda tua casa…

NARRADORA Somos como crianças ingênuas, como niñas cándidas, siempre dispuestos a creer cualquier palabra que nos prediga el futuro.

CONTROL MÚSICA ASTRAL

ASTRÓLOGO Câncer, não empreendas viagens… Leão, arrogante ontém e humilhado hoje… Virgem, qué desazón cuando tus planes fracasan…

NARRADORA O cérebro humano tende a selecionar os acertos. Se uma frase do horóscopo descobre algo de ti, a recordarás. Todas as frases equivocadas as esquecerás.

CONTROLE MÚSICA ASTRAL

ASTRÓLOGO Libra, um desconhecido se aproxima… Escorpião, aprenda a enfrentar teus erros… Sagitário, é momento de inverter…

NARRADORA As constelações são conjuntos de estrelas situadas a diferentes distâncias e sem nenhuma conexão entre si. Se movem a grande velocidade. Faz um milhão de anos nossos antepassados olhavam outras combinações de astros no céu.

CONTROLE MÚSICA ASTRAL

ASTRÓLOGO Capricórnio, tenha prudência… Aquário, virão alegrias inesperadas… Peixes, por que não te decidas e lhe das a si?

NARRADORA Peça-lhe a um astrólogo que não te conheça que adivinhe teu signo. Seguramente se equivocará. Porque todos temos um pouco de Aries e um pouco de Touro e um pouco de Escorpião e um pouco de Sagitário…

CONTROLE A MÚSICA ASTRAL SE INTERRUMPE DE UMAVEZ

ASTRÓLOGO Mas, então… como ganhei os feijões?

NARRADORA A astrologia não tem nenhum fundamento científico. Mas para os astrólogos, naturalmente, representa um bom negócio.

CONTROLE MÚSICA PLÁCIDA

NARRADORA Durma com tranquilidade. A radiação da lâmpada de tua mesinha de noite influe mais em teu corpo que a luz recebida do espaço. A energia positiva não provem dlos astros, se não de teu espírito. Teu destino não está escrito nas estrelas. O escreves tu, dia a dia, com tua luz interior.

BIBLIOGRAFIA
Richard Dawkins, Destejiendo el Arco Iris, Tusquets Editores, Barcelona
2000.