O PIADO DO QUINDE

Radioclip en texto sin audio grabado.

O povo awá colombiano, com cerca de 30 mil integrantes, distribuídos nos 27 resguardos em Nariño. No Equador 3500 pessoas distribuídos em 21 centros comunitários reconhecidos legalmente.

ESCUTE O ÁUDIO

EFEITO SONS DE SELVA E CANTO AWÁ

AVÓ Nós somos gente do monte, gente da selva… viemos de lá…

MENINO Mas, vovó, agora vivemos na cidade. Quando voltaremos para a nossa terra?

AVÓ Em breve, muito em breve…

MENINO Vovó, me conta a história do nosso povo…

AVÓ Sim, eu vou contar para você como contaram para mim…

EFEITO SELVA

CONTROLESICA AWÁ

AVÓ Antes, muito antes, não existia gente. Só árvores cobertas de musgo. Havia uma árvore grande com bastante musgo negro. Esta foi crescendo e crescendo com a água e chegou até a topar a terra. Assim nasceu nosso mundo, o Inkal Awá.

MENINO Inkal Awá?

AVÓ Sim, o mundo onde nós estamos e tudo o que existe: as árvores, os animais, os rios, as nuvens, o sol, a lua, o trovão, os espíritos da floresta, o astarón, a viúva, o disgalla. O Inkal Awá.

CONTROLESICA AWÁ

LOCUTORA O povo awá vem dos grupos indígenas que povoaram a parte sul ocidental da Colômbia, no litoral do estado de Nariño. Eram os sindahua, descendentes dos maias. Seu idioma original é o apawit.

EFEITO SELVA, VOZES ESPANHOLAS

LOCUTOR Quando os espanhóis começaram a conquista do Império Inca no Peru, sua rota de abastecimento foi pela costa pacífica, desde o Panamá. Nesta zona, agora conhecida como Barbacoas, em Nariño, os espanhóis encontraram os sindahua.

EFEITO GRITOS, ARCABUZES

LOCUTORA Os espanhóis foram derrotados pelos sindahua uma e outra vez

durante cem anos. No final, a pólvora dos invasores se impôs…

CONTROLE SELVA E MÚSICA AWÁ TRISTE Poema El hombre de la montaña

LOCUTOR Desta forma, começou um longo processo de colonização das terras tradicionais dos sindahua-awá e os deslocamentos forçados que continuam até a atualidade…

CONTROLE SELVA E MÚSICA AWÁ TRISTE

MENINO Vovó, se somos da selva, por que vivemos em Ricaurte, vó? Por que saímos da nossa aldeia?

AVÓ Há muito tempo, o céu se encheu de vaga-lumes. O quinde piou três vezes e a coruja cantou todas as noites. Tivemos medo. Eles anunciavam que algo muito terrível ia acontecer com o nosso povo…

EFEITO METRALHADORA E HELICÓPTEROS

LOCUTORA A violência da Guerra dos Mil Dias na Colômbia, de 1896 a 1899, fez com que os awá começassem a emigrar para

o Equador.

LOCUTOR Se assentaram nas províncias do Carchi, Esmeraldas e Imbabura, onde havia boa terra para cultivar, boa caça e pesca.

LOCUTORA Mas não foi só a guerra que os tirou de seu território colombiano. Também o Plano Colômbia e as fumigações de glifosato sobre suas plantações, o narcotráfico, a guerrilha, as minas terrestres, os paramilitares, o exército, as mineradoras, o dendezeiro….

LOCUTOR Das dezenas de indígenas assassinados na Colômbia até 2009, a metade são awás. O governo os acusa de colaborar com a guerrilha…

CONTROLE CONTRAVÍA

LOCUTORA O povo awá colombiano, com cerca de 30 mil integrantes, distribuídos nos 27 resguardos em Nariño. No Equador 3500 pessoas distribuídos em 21 centros comunitários reconhecidos legalmente.

LOCUTOR Os awás se organizaram para defender seus territórios, que chamam de resguardos. Na Colômbia, a Unidade Indígena do Povo Awá (UNIPA), e a Organização Nacional Indígena (ONIC). E no Equador, a Federação de Centros Awá (FCAE).

CONTROLE SELVA, CANTOS AWÁS

AVÓ Nós somos gente de paz. E estas guerras não são nossas. Nossos antepassados, os attim-aldem, os índios bravos, regressarão para defender-nos. E algum quinde, um beija-flor de calda longa, piará só uma vez anunciando boas notícias.

CONTROLE CANTOS AWÁS ALEGRES

BIBLIOGRAFÍA
Documentación entregada por Fundación Pachamama , Quito, Ecuador.