O CAMINHO DOS SONHOS

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

O povo sápara, o melhor cuidador da amazônia, o que sabe falar com seus antepassados e os espíritos da floresta

ESCUTE O ÁUDIO

CONTROLE SELVA E MÚSICAPARA

EFEITO SELVA ANHECER

HOMEM (BEBENDO) Ahhh… A chicha está forte. Para começar bem o dia… e para ouvirmos os sonhos…

MULHER Eu sonhei com água e muitos peixes. Eram prateados, brilhantes.

HOMEM Então, isso é uma gripe, você deve se cuidar.Isso é assim, os sonhos nos contam o que vai acontecer.

SHÍMANO E o que aconteceu antes, de antes que você nascesse? Quando nosso povo sápara era grande e vivíamos felizes caçando e pescando na selva… Naquele tempo não havia fome.

MULHER Você é “ali muskuyuj”, um bom sonhador… Conte-nos para saber a história…

SHÍMANO (NOSTÁLGICO) Eu sou história. Nasci antes do meu avô.

EFEITO CANTOS AYAHUASCA E ÁGUA

SHÍMANO O ayahuasca me levou ao mundo dos sonhos e lá estava meu

avô, um shímano, “xamã” poderoso. Também vi como nosso povo foi desaparecendo, como a morte chegou ao lado dos espanhóis e os patrões da borracha.

EFEITO CHICOTADAS, GRITOS, VOZES PATRÕES

SHÍMANO A morte chegou mas nós resistimos. Nosso povo só deixará de existir no dia em que renunciemos a Piatsaw e Tsamaraw, nossos deuses e mestres, para acreditar no deus dos brancos.

CONTROLESICA AYAHUASCA DE TITO LA ROSA

LOCUTORA Durante a conquista e a colonização espanhola, os sáparas viviam entre o rio Napo e o rio Pastaza, até o Marañón. Seu território se estendida desde o altiplano andino equatoriano até a fronteira peruana.

LOCUTOR As epidemias trazidas pelos europeus, o tráfico de escravos, a exploração da borracha, as mineradoras, as guerras com outras nacionalidades, reduziram a população sápara até fazê-la quase desaparecer.

EFEITO HELICÓPTERO, METRALHADORAS

LOCUTORA A princípios do século 20, ainda existiam mais de 200 mil sáparas. Na atualidade, não há mais de 1400, separados no território peruano e equatoriano.

LOCUTOR Em 1941, uma guerra entre Equador e Peru dividiu as nacionalidades indígenas do oriente equatoriano ao estabelecer limites fronteiriços.

LOCUTORA A partir daí, os sáparas vivem divididos entre equatorianos e peruanos. A maior parte da população sápara se considera kichwa, e por isso estão em perigo de extinção.

SHÍMANO Por que nos separam? Onde ficará Amazanga, o mestre que nos ensinou a caçar, a pescar, o guardião dos animais, os sacha runa, que cuidam da floresta? Onde ficará os yacu runa, pais dos rios e os urcu runa, espíritos das montanhas? Os espíritos de nossos antepassados com os quais nos comunicamos, onde os encontraremos?

CONTROLE SELVA, CANTOSPARA

LOCUTORA As missões dos jesuítas e os dominicanos também lhes causaram um grave dano ao obrigá-los a usar o kichwa como língua comum para facilitar a “evangelização”. Hoje só uns dez anciãos falam a língua Sápara.

LOCUTOR Em 2001, a UNESCO reconheceu a nacionalidade sápara como obra mestra do “Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”, financiando um projeto para revalorizar seu idioma e sua cultura.

LOCUTORA Atualmente, o primeiro objetivo da NASE, a Nação Sápara do Equador, é revitalizar sua cultura, seu idioma e o xamanismo. Mas outros problemas os ameaçam.

HOMEM O que acontecerá se entrarem as companhias petroleiras? Vão nos destruir! Para onde iremos?

CONTROLESICA NEW AGE

LOCUTORA O povo sápara, o melhor cuidador da amazônia, o que sabe falar com seus antepassados e os espíritos da floresta, põe sua esperança em Piatsaw, guia de seus sonhos, que não permitirá que desapareçam.

SHÍMANO Quem não sabe sonhar é um ser incompleto. Com sonhos vivemos, com sonhos estamos caminhando.

CONTROLE CANTOSPARA.

BIBLIOGRAFÍA
Documento entregue pela Fundação Pachamama , Quito, Equador.

O CAMINHO DOS SONHOS

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.