O PIOR TONTO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Faz quatro anos os Estados Unidos e Inglaterra invadiram o Iraque.

EFEITO AMBIENTE SALÇÃO

LOCUTORA Estamos em Washington, transmitindo do mesmo Salão Oval da Casa Branca, o lugar mais emblemático do poder estadounidense. Foi aquí onde faz exatamente 4 anos o presidente George W. Bush decidiu invadir o Iraque.

EFEITO GRITARIA

LOCUTORA Neste momento faz sua entrada o presidente dos Estados Unidos. Jornalistas das mais prestigiosas agências informativas internacionais participam na entrevista coletiva.

MODERADOR (2 P) Ladies and gentleman… The President of the United States…

EFEITO APLAUSOS E PAUSA

JORNALISTA 1 SeNHor Presidente, hoje é 20 de março. Faz quatro anos exatamente e neste mesmo salão, você, como Comandante Chefe das Forças Armadas Estadounidenses, declarou guerra contra Iraque. Já se passaram 1,460 dias de cruentos combates. Por que não puderam todavia ganhar a guerra?

BUSH (SILÊENCIO)

MODERADOR Next question, please. Siguinte pergunta.

PERIODISTA 2 Senhor Presidente, aos dois meses após iniciar a invasão, logo que suas tropas tomaram Baguidá, você declarou: “A guerra terminou”. Mas passaram quatro anos e cada dia há novos fatos de violência. Mais de 3 mil soldados norteamericanos morreram e outros 25 mil ficaram gravemente feridos. Algumas informações falam de 650 mil civis mortos nesta aventura militar. Minha pergunta é simples: valeu a pena?

BUSH (SILêNCIO)

MODERADOR Next question, please. A seguinte pergunta, por favor…

JORNALISTA 3 Senhor Presidente, faz quatro anos, antes de declarar a guerra, você afirmou que Iraque representava um gravíssimo perigo para os Estados Unidos e para o mundo pelas armas de destruições em massa que ali e arazenavam. Sem dúvida, os inspetores não encontraram nem uma grama de urânio nem um frasquinho de ántrax nem uma dessas terríveis armas. Se a razão da guerra fosse essas armas, por que seguem, então, no Iraque? Por que nã retira suas tropas?

BUSH (SILÊNCIO)

EFEITO MURMÚRIOS

MODERADOR Silent, please. Silent!… Another question?

JORNALISTA 1 Senhor George W. Bush, não sei se você sabe que em toda a história norteamericana, desde seu chará George Washington até você, nenhum presidente teve uma quedal de popularidade tão acelerada. Alguns já o catalogam como o pior presidente da história dos Estados Unidos. Isto lhe preocupa?

BUSH COÇA A CARGANTA

MODERADOR Ladies and gentlemen, a coletiva de imprensa terminou.

EFEITO MURMURIOS

LOCUTORA Não há pior tonto que um tonto com poder.