TECEDORAS DO DESENVOLVIMENTO

Radioclip en texto sin audio grabado.

As mujeres no Governo Municipal de Quetzaltenango, Guatemala.

VELHA- Os deuses fizeram do milho as mães e os pais. Com milho amarelo e milho branco amassaram sua carne.

CONTROLE- MARIMBAS GUATEMALTECAS EVOCADORAS

APRESENTADOR- O Governo Municipal de Quetzaltenango tem a honra de outorgar o Diploma de Participação na oficina de Gênero e Municipalismo a Margarita Maria, Cunha Ixtabalán e María Colaj.

EFEITO- APLAUSOS

LOCUTORA- Quetzaltenango também é conhecido com seu nome kiché de Xe Lajuj Noj, que significa “debaixo das dez sabedorias”.

LOCUTOR- As mulheres queriam honrar esse nome. Assim que, desde 1996, junto ao primeiro prefeito indígena da localidade, criaram o Comitê Feminino Municipal.

DIRIGENTE(mulher )- Companheiras, as mulheres da Guatemala sempre temos trabalhado pela família, pelas comunidades, pelo país e nunca fomos reconhecidas. É hora de unir-nos, de ser valorizadas e de atuar organizadamente na tomada de decisões!

INDÍGENA 1- Nós não sabemos ler nem escrever… como vamos participar?

INDÍGENA 2- Sou viúva e não há quem me ajude na roça. Por acaso vão me emprestar dinheiro?

INDÍGENA 3- Tenho 5 filhinhos e assim é muito difícil trabalhar.

LOCUTOR- O Comitê Feminino Municipal organizou o projeto Formação e Capacitação para Fortalecer a Participação das Mulheres com Igualdade de Gênero no Poder Local.

LOCUTORA- Participaram do projeto 25 grupos de mulheres rurais, semi-urbanas e urbanas, em sua maioria indígenas pobres dos povoados Kiché, Mam e Ladino.

INDÍGENA 1- Tenho dois mantos terminados e vários balaios. Onde vamos vendê-los?

INDÍGENA 2- Eu posso preparar as pessoas!

DIRIGENTE(mulher )- Na organização estamos definindo as comissões de trabalho para as férias. É melhor que nos ofereçamos…

CONTROLE- MARIMBAS GUATEMALTECAS ALEGRES

LOCUTOR- As mulheres aprenderam a cozinhar, melhoram suas técnicas de bordados e tecidos tradicionais.

LOCUTORA- Mas não são somente artes manuais. Pero no son sólo artes manuais. As que não sabiam ler, foram alfabetizadas e logo fizeram o primário. Deste modo, se incorporaram com mais segurança à vida de Quetzaltnango.

LOCUTOR- Os cursos de formação cidadã, autoestima, saúde sexualidade e reprodução para adultas e jovens, assim como a reflexão sobre interculturalidade, foram fundamentais em no projeto.

INDÍGENA 2- Agora sabemos que valemos como mulheres e como indígenas. Somos as filhas do milho. Não nos vão a exterminar.

CONTROLE – MARIMBAS ALEGRES

LOCUTOR- Atualmente, o Comitê Feminino Municipal se constituiu em Associação Mulher Tecedora do Desenvolvimento. Assim, o projeto terá continuidade.

DIRIGENTE (mulher )- Fomos longe. Nós, mulheres estamos no Conselho Municipal, somos parte do governo local.

INDÍGENA 3- Eu digo mais. Agora somos reconhecidas, aprendemos a falar, a ser cidadãs. E os maridos e os filhos estão com nós.

CONTROLE- MARIMBAS EVOCADORAS

VELHA- Porque as mães e os pais fomos criados pelos deuses amassados com milho amarelo e branco.

CONTROLE- MARIMBAS EVOCADORAS

LOCUTORA- Se as mulheres querem… as mulheres podem!