AS SETE ESRELAS DE MUSACH
O povo Achuar denomina a si mesmo como o povo da palmeira aguaje,
ESCUTE O ÁUDIO
CONTROLE MÚSICA ACHUAR
EFEITO AMBIENTE SELVA NOTURNA
APU Olhem para o céu. A noite está estrelada e podemos ver os Musach bem claramente.
MENINA Onde, Apu?
APU Alí, olhem. Essas sete luzinhas que estão juntas. Elas nos indicam quando devemos semear, quando florecerão as árvores, quando virão as chuvas.
MENINO Como essas luzinhas chegaram no céu, Apu?
MENINA Conte-nos sua história, Apu.
APU Eram sete órfãos que viviam com seus pais adotivos. Numa noite, se sentiram tristes e decidiram escapar construindo uma balsa. Era o tempo das inundações e eles se aventuraram águas abaixo.
EFEITO CHUVA E RIO REVOLTOSO
APU Ankuaji, o pai adotivo, viu a balsa que descia o rio e decidiu alcançá-los em sua canoa para trazê-los de volta.
HOMEM (CHAMANDO) Filhos… voltem… cuidado… voltem!…
APU Os órfãos se afastaram mais e mais até que chegaram ao lugar onde o rio se encontra com o céu. Fizeram uma escada de bambu e subiram.
MENINA E o pai deles, Apu? Ankuaji também subiu, mas nunca pode alcançá-los. Em noites como esta podemos ver sua eterna perseguição.
EFEITO SONS NOTURNOS DE SELVA
LOCUTORA Os Achuar têm uma relação extraordinária com a natureza. São grandes astrônomos e conseguiram construir seu calendário
agrícola com base no movimento das sete estrelas conhecidas como As Plêiades ou Musach, visíveis para eles entre julho e abril.
CONTROLE Sonhos do povo achuar, curta-metragem
LOCUTOR Falam o Achuar chicham e são da mesma família linguística dos Shuar no Equador, e os Awajún-aguarunas e huambisas no Peru.
LOCUTORA O povo Achuar denomina a si mesmo como o povo da palmeira aguaje, Achu shuar, abundante nos pântanos da floresta amazônica.
LOCUTOR São poucos, uns 18 mil entre homens e mulheres. Vivem nas províncias equatorianas de Pastaza e Morona Santiago. E no Peru, na região de Loreto, ambos territórios fronteiriços.
EFEITOS HELICÓPTEROS, TIROTEIO
LOCUTORA Em 1941, estourou uma guerra entre ambos os países e os Achuar se encontraram divididos em dois “nacionalidades”.
LOCUTOR Continuaram vivendo em isolamento extremo e seu território foi considerado "terra incógnita" até finais de 1960.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
LOCUTORA A vida deles mudou radicalmente nos anos 70. Primeiro, chegaram os missionários evangélicos e católicos e alteraram seu modo de organização para reuni-los em comunidades.
LOCUTOR E logo em seguida, foram invadidos pelas grandes empresas. Em ambos os países, o território Achuar é rico em petróleo.
CONTROLE TESTEMUNHO MULHER DE DESASTRE DA OXY
LOCUTORA A Occidental Petroleum, a depredadora Oxy, começou a extrair petróleo numa região remota do rio Corrientes, habitada
desde sempre pelo povo Achuar.
LOCUTOR Durante seus 30 anos de operações, esta empresa, que depois vendeu seus poços a Pluspetrol, verteu 9 bilhões de barris de resíduos tóxicos nos rios utilizados pelos Achuar para beber, banhar-se e pescar.
LOCUTORA É considerado o maior desastre ecológico da história contemporânea.
LOCUTOR As organizações achuar peruanas e equatorianas apresentaram denúncias ante a justiça norte-americana pelos danos
ambientais ocasionados pela Oxy e a Chevron Texaco, conseguindo que saíssem de seus territórios.
LOCUTORA Mas há outras que ficaram e governos que o permiram.
CONTROLE MÚSICA TRISTE, EFEITOS SELVA NOTURNA
MENINO Apu, se todos os rios são cobertos com petróleo e os peixes morrem, como viveremos?
MENINA Eu gosto das árvores, gosto de comer buriti e pupunha, Apu.
APU Não iremos embora. Nossos xamãs tiveram visões com ayahuasca e lírio e se banharam na cascada sagrada. Eles viram Arutam, nosso deus guerreiro. Ele disse que devemos continuar lutando.
MENINO Eu tomo guayusa todas as manhãs, Apu. Para ser forte e valente.
MENINA Eu também, Apu. Pinto a minha cara com urucum para ser alegre e valente.
CONTROLE MULHER ACHUAR
LOCUTOR A guayusa é a planta com maior conteúdo de cafeína no mundo. Homens e mulheres a tomam todos os dias para ter energia e eliminar as impurezas do espírito.
LOCUTORA Os achuar buscam seu desenvolvimento respirando o equilíbrio da natureza. Assim, criaram um grande complexo ecoturístico natural na comunidade de Kapawi, fronteira equatoriano-peruana junto ao rio Pastaza.
CONTROLE MÚSICA ACHUAR MISTURADA COM RISADAS ALEGRES
APU Em noites como esta podemos ver a Charapa nujintri, a que eles chamam de via láctea. Os animais recém-nascidos, os Tanku
takiamu, saem de seus ovos. O aguaje floresce. É tempo de esperança, tempo de crescimento para nosso povo. E as estrelinhas dos órfãos Musach nos indicam que vamos colher a paz.
http://www.achuarperu.org/es/20pueblo_achuar//
http://www.kapawi.com/es/los-achuar/lenguaje-y-simbolos.html
Sueños del pueblo achuar, cortometraje