BREVE HISTÓRIA DO DINHEIRO (2)

Radioclip en texto sin audio grabado.

De como a Europa se encheu de ouro e prata e acumulou muito dinheiro.

NARRADORA Os reis e a nobreza européia necessitavam ouro para cunhar moedas e consolidar seus domínios. Os reis da Espanha estavam ainda mais obcecados pelo ouro, já que tinham demasiadas dívidas com os banqueiros alemães, ingleses, holandeses…

RAINHA O que faremos, meu querido rei Fernando?

REI Não faço idéia, minha querida rainha Isabel. Desta nem a Virgem do Pilar nos salva.

NARRADORA Foram salvos por um aventureiro vindo da Itália chamado Cristóvão Colombo.

EFEITO MAR

NARRADORA Quando Cristóvão Colombo pôs os pés nas novas terras pelo ocidente do mundo, estava procurando pimenta, noz moscada, canela… mas, acima de tudo, buscava…

COLOMBO Ouro… ouro… ouro… ouro… ouro…

NARRADORA Nas duas primeiras semanas de anotações em seu diário, há uma palavra que o almirante Colombo repete setenta e cinco vezes: ouro.

TRIANA Ouro à vista!

NARRADORA O que Colombo e os ambiciosos reis que o enviaram descobriram foi o ouro da América. Assim se lê nas crônicas do antigo México:

MEXICANO Buscam ouro como se fossem macacos, têm uma fome furiosa de ouro. Como porcos famintos o desejam… Mas não se saciam nunca.

NARRADORA Os garimpos de ouro no Caribe, a mina de Potosí na Bolívia, a mina de Ouro Preto no Brasil, a de Zacatecas e Guanajuato no México…

ESPANHOL Tanta riqueza jamais foi vista nem nos contos de Amadis de
Gaula!

NARRADORA Calcula-se que os invasores espanhóis e portugueses extraíram das minas da América 185 mil quilos de ouro e 35 milhões de libras de prata pura. Uma quantidade difícil de imaginar. Nunca na historia da humanidade se havia roubado tanto em tão pouco tempo.

ESPANHOL Bom, bom, roubar, roubar mesmo não… porque o Papa de Roma nos deu a benção…

NARRADORA A igreja católica foi cúmplice direta e beneficiária deste delito.

ESPANHOL Pois já temos ouro para cunhar moedas e encher nossos bancos!… E para os altares das igrejas!

NARRADORA O ouro e prata da América possibilitaram uma acumulação de dinheiro nunca vista e deu origem ao capitalismo europeu.

CONTROLESICA TENSA

EFEITO MAR

NARRADORA Os galeões espanhóis saíam dos portos americanos carregados com barras de ouro e prata e se dirigiam à Torre del Ouro em Sevilha.

INGLÊS (3P) A abordagem!

NARRADORA Mas no meio do caminho, muitos deles eram assaltados por navios piratas ingleses, franceses, holandeses…

INGLÊS Ladrão que rouba ladrão…

NARRADORA E assim foi como toda Europa se encheu de ouro… Com o ouro faziam-se moedas. E com as moedas se faziam os intercâmbios comerciais.

EFEITO CARROÇA

NARRADORA Mas surgiram problemas. Da mesma forma que os barcos em alto mar eram assaltados por piratas, também os ladrões espreitavam nos caminhos…

MULHER Tenho medo, Pepe… Isto está muito escuro…

NARRADORA Para os comerciantes era pesado e perigoso andar de vila em vila carregando “bolsas” cheias de moedas… Daí veio a expressão…

LADRÃO A bolsa ou a vida!

MULHER Aaiiii!

NARRADORA Como solucionar o incômodo das moedas? Os chineses tiveram uma grande idéia. Mas isso eu conto em outro momento.

CONTINUA

BIBLIOGRAFÍA
Eduardo Galeano. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra.