CABINE QUENTE

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Com os equipamentos atuais é possível instalar um estúdio sem divisões.

Não é o que você está pensando. Com esse título não nos referimos à temperatura das cabines de rádio. Embora, em geral, com tanta paixão radiofônica, costumam ser bem quentes.

Cabine quente é aquela na qual a locutora ou o locutor falam do mesmo lugar onde se encontram os controles. Não há vidro de separação entre os dois ambientes.

Detalhando um pouquinho mais, podemos dividir as cabines quentes em dois tipos.

Cabine Quente ao Vivo

Muitas emissoras trabalham desta maneira. Inclusive as que têm um cristal separando os controles da sala de locução, instalam também um microfone sobre a mesa de som.

Assim, locutores e locutoras podem operar ao mesmo tempo em que falam, fazendo eles mesmos os programas.

Este tipo de cabines começou a ser usadas com a chamada radiofórmula ou programas musicais e a incorporação dos computadores à vida das rádios.

Com os computadores e o software de automatização a tarefa dos operadores ficou bem mais fácil. Os locutores e locutoras os substituíram, operando os controles e falando ao mesmo tempo.

Para poder fazer autocontrole, que é como se chama esta forma de trabalhar, você deve ter em conta:

Use sempre fones de ouvido. Trabalha-se com viva voz como monitor se produzirá uma retroalimentação provocando uma microfonia.

Instale um aviso de NO AR na porta ou uma luz vermelha que aviste que está no ar. Assim os distraídos não entrarão gritando na metade do programa.

Não perca nunca a atenção. É preciso ser meio malabarista para estar atento ao telefone, ao computador, aos convidados e convidadas e, além disso, locutar.

Este tipo de cabines permite interagir mais de perto com os participantes do programa, que estarão ao nosso lado, gerando um ambiente mais quente e de maior confiança. O cristal costuma distanciar-nos das pessoas que entrevistamos.


Cabine Quente de Produção

Um dos grandes quebra-cabeças na hora de instalar um estúdio de produção é o pouco espaço de que costumamos dispor.

Muitos destes estúdios se montam em um quarto desocupado da rádio ou da casa. Na maior parte dos casos, são lugares reduzidos onde é muito complicado dividir com uma parede para separar o controle da cabine de locução.

Isto já não é necessário para um pequeno estúdio de produção. É possível instalar tudo no mesmo lugar sem necessidade de dividi-lo em dois.

Com uma mesa para instalar os equipamentos e um bom acondicionamento acústico é possível conseguir isso.

Forra bem toda a sala com materiais absorventes de áudio, como espumas ou alfombras.

Coloque o computador o mais longe dos microfones possível. Cuide para que os ventiladores internos façam pouco ruído. Às vezes, sobretudo, ao trabalhar com microfones de condensador, esse ruído pode aparecer na gravação.

Instale tudo em um mesmo lugar. Locutores, atores, quem grava e quem dirige a gravação, todos e todas estarão no mesmo espaço. Isto facilita a interação do grupo. Você ganha espaço e comodidade, coisa que se costuma perder com uma parede e um vidro pelo meio.

E pronto!… Esquentamos com a paixão da rádio.

CABINE QUENTE

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.