CADA UMA COM SUAS CADAUNADAS
A malícia está na roupa ou nos olhos que vêem? O “pudor” varia segundo épocas e lugares.
LOCUTOR Primeiro ato. Sobe o telão.
LOCUTORA Em uma casa aparecem seis mulheres nuas. Uma é árabe, a outra é chinesa, a terceira é japonesa, a quarta filipina, a quinta ocidental, e a sexta é uma yanomami da selva.
LOCUTOR Baixa o telão. Segundo ato. Sobe o telão.
LOCUTORA Surpreendentemente, entra um homem na casa das mulheres nuas e se põe a olhá-las.
EFEITO GRITOS MULHERES
LOCUTORA A mulher árabe tapa o rosto. A chinesa esconde os pés. A mulher japonesa se põe de frente para que não lhe vejam a nuca. A filipina oculta o
umbigo. A ocidental se cobre com uma mão os peitos e com a outra a pubis. Enquanto isto, a sexta mulher, a yanomami, segue fazendo suas coisas como se nada estivesse acontecendo.
LOCUTOR Baixa o telão. Como se chama a obra?
VELHA A obra se CHama… seis sem vergonhas!
JOVEM Melhor dizendo, uma sem vergonhice. Porque elas estavam tranquilas e foi o homem que veio olhá-las.
VELHA Pois elas seis e umo mais, sete sem vergonhas. Assim se chama essa obra!
LOCUTOR Cálme-se, vovó. a obra se chama ? Cada uma com suas cadaunadas?. Porque as culturas são dfierentes. As noções de pudor e decência variam segundo as épocas e segundo os lugares.
CONTROL GOLE MUSICAL
LOCUTORA Na espécie humana, a roupa serviu inicialmente para proteger-se do frio.
LOCUTOR Os vestidos eram usados também como enfeite e para distinguir-se socialmente.
LOCUTORA Em algumas religiões, se não me engano, os vestidos se converteram em instrumentos de pudor, especialmente o feminino. A abundância de roupa era a melhor muralha contra as tentações da carne.
LOCUTOR Tornou-se peo o remédio que a enfermidade. Trajes, enfeites, camisolas, saias, véus e mantas, corpinhos, náguas, meias, todo o obsesivo atuando para ocultar o corpo só serviu para excitar mais a curiosidade de uns e outras.
JOVEM O proibido aos olhos é o que mais desejam os olhos!
CONTROL MÚSICA DE TRANSIÇÃO
LOCUTORA Observe agora nesta nova obra. Sobe o telão
EFEITO ONDAS DO MAR
LOCUTOR Uma praia de nudismo. Todo mundo anda em couros. brincam, descansam e ninguém incomoda ninguém. As meninas e os meninos são os que estão mais recentes. Nasceram nus e nunca sentiram vergonha pelo
seu corpo.
CONTROL MÚSICA DE TRANSIÇÃO
LOCUTORA Sobe novamente o telaõ. Uma esquina de qualquer cidade.
EFEITO AMBIENTE DE CIDADE E TRÁFICO
LOCUTOR Minifaldas, escotes, pantaloncitos cortos para chicos y chicas… Las modas han cambiado la idea del pudor. Los cuerpos se exhiben libremente. Coquetería. Picardía.
VELHA Diga melhor, safadeza!… Imoralidade!… Indecência!
LOCUTOR Cálme-se, vovó. Cálme-se e díga-me uma coisa… A malícia está na roupa ou nos olhos que vêem?
BIBLIOGRAFÍA
Roxana Kreimer, http://www.geocities.com/filosofialiteratura/SobreElPudor.htm