CÍNTIA, UN AMOR DE JUVENTUDE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Ele foi meu amor de juventude, mas me casei com outro. Agora voltamos a nos encontrar e estamos novamente apaixonados. Ele está divorciado e meu casamento não anda muito bem.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO TELEFONE

CÍNTIA Alô?

RUBENS (FILTRO) Cíntia?… É o Rubens.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

CÍNTIA Assim voltou à minha vida. Fazia 30 anos que não o via. De vez em quando tinha noticias dele, mas sua lembrança só me trazia uma sensação doce e nostálgica.

RUBENS (FILTRO) Cíntia, está me ouvindo?

CÍNTIA Sim, Rubens.

RUBENS (FILTRO) Temos que nos encontrar, Cíntia. Quer jantar comigo? Espero-te às sete no parque do Jacarandá. No mesmo de sempre. (DESLIGA TELEFONE)

CONTROLE MÚSICA NOSTÁLGICA

CÍNTIA Fiquei muda. Meu coração palpitava com força e não atinei nada com nada durante o dia.

RUBENS (REVER) Às sete no parque do Jacarandá.

FILHA O que você tem mamãe?

CÍNTIA (SURPRESA) Ah?… Nada, nada.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

CÍNTIA Comecei a me vestir muito cedo. O que eu visto? Como penteio o meu cabelo? Parecerei velha para ele? E eu mesma me olhei muitas vezes ao espelho com a esperança que desaparecessem minhas rugas, sai resignada à ideia de que os anos não passam em vão.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

EFEITO RUA

CÍNTIA Eu o vi primeiro. Estava um pouco grisalho, mas conservava seu corpo atlético, como antes. Meu Deus, eu estou gorda!

CONTROLE GOLPE MUSICAL

CÍNTIA (TÍMIDA) Rubens?

RUBENS Cíntia!

CÍNTIA Me olhou nos olhos, sorriu e me abraçou.

RUBENS (ALEGRE) Cíntia, linda mulher . (RISOS DE AMBOS) Temos muito o que
conversar!

CÍNTIA Contamos nossas vidas, atropeladamente, como se tivéssemos necessidade de compartilhar nossas dores e alegrias. Como se ao conversar de coisas íntimas nunca tivéssemos nos separado.

RUBENS Quer um café pingado?

CÍNTIA Rubens, é assim que eu gosto!

RUBENS (SÉRIO) Nunca esqueci isso.

COTROL GOLPE MUSICAL

CÍNTIA Senti o sangue subindo ao meu rosto.

RUBENS (RINDO) Você ainda fica vermelha.

CÍNTIA Fiquei conversando com Rubens toda a noite. Subitamente me dei conta… São dez horas! Tenho que ir embora.

RUBENS Nos vemos outro dia?

CÍNTIA Sim. Claro que sim.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

CÍNTIA Quando cheguei em casa…

EFEITO TELEVISÃO

MARIDO E ai? Tudo bem?

CÍNTIA Meu marido perguntou sem me olhar e continuou vendo televisão. Minha filha, por sua vez…

FILHA Onde você esteve, mamãe?

CÍNTIA (NERVOSA) Por que você pergunta?

FILHA Você brilha, mamãe. Você brilha!

CÍNTIA Mas para meu marido eu estava apagada há muito tempo. Naquela mesma noite, quando terminou de ver a televisão e veio se deitar…

CONTROLE MÚSICA NEW AGE

CÍNTIA Vem, me dê um abraço.

MARIDO (GRUNHE) Estou cansado.

CÍNTIA É só um abraço.

MARIDO Estou cansado. Deixe-me dormir.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

CÍNTIA Ficou tenso, chateado. Isso acontecia já há alguns anos. Eu tinha vontade de estar com ele, mas, ao que parece, nossa vida sexual tinha acabado. Quando me deu as costas, eu fiquei só com minhas lembranças… (REVER) Rubens, se tivesse ficado contigo naquela época…

CONTROLE MÚSICA SUAVE

CÍNTIA Nos dias seguintes voltei a brilhar. Rubens me telefonou e saímos. Um dia ao parque, outro ao cinema, e entre risos e risos estalou um beijo… (TÍMIDA) Rubens…

RUBENS Nunca deixei de te amar, Cíntia.

CÍNTIA Estou casada, Rubens.

RUBENS Você não é feliz.

CÍNTIA Tenho filhos, uma família.

RUBENS Já são grandes. Pense em você e em nós.

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

CÍNTIA Rubens é um homem muito alegre e cheio de detalhes. Conhece meus gostos e os celebra. Não tem como não comparar com a vida cinza e rotineira que tenho com meu marido…

RUBENS (REVER) Vem viver comigo, Cíntia. Eu falo sério.

CÍNTIA As mesmas palavras de 30 anos atrás quando eu decidi pelo que hoje é meu marido. Não sei o que fazer. Na verdade, estou em um dilema. E você, o que faria no meu lugar?

CONTROLE MÚSICA DE SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

RUBENS Nunca deixei de te amar, Cíntia.

CÍNTIA Estou casada, Rubens.

RUBENS Venha viver comigo, Cíntia. Eu falo sério.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

CÍNTIA Não o vi por vários dias e Rubens foi me buscar em minha casa.

EFEITO CAMPAINHA PORTA

FILHA (3P) Já vou… Já vou.

RUBENS Sua mãe está?

FILHA Quem é o senhor?

RUBENS Um velho amigo. Um colega da universidade.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

CÍNTIA Rubens contou piadas de nossa juventude. Lembrou de amigos. Minha filha estava encantada com ele. E quando foi embora…

FILHA Mamãe… Esse homem te olha de uma maneira…

CÍNTIA (NERVOSA) Como?

FILHA Não sei. Intensamente. Sim, isso.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

CÍNTIA Quase que desmaio. Se minha filha percebeu, todo o mundo poderia. Estou perdida!

CONTROLE MÚSICA TRISTE

CÍNTIA Depois daquela tarde, voltei à rotina. Ia tomar chá com minhas amigas, às compras com minha filha adolescente, assistia a uma novela. Nas noites fazia a janta e depois, assistíamos a qualquer programa da televisão.

MARIDO Até amanhã, Cíntia. Estou cansado.

CÍNTIA Eu ficava acordada… pensando em Rubens. E se eu for com ele? Não. Isso é uma loucura. Eu sou uma mulher casada, com uma família estável. Algumas vezes meu marido teve suas aventuras. Mas temos sido felizes, de alguma maneira.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

CÍNTIA Encontrei-me com Rubens na cafeteria do parque do Jacarandá. Meus pés pareciam de pluma quando eu ficava perto dele. Meu coração a ponto de estalar. Abraçou-me e me deu um longo beijo.

RUBENS (TERNO) Queria te ver, Cíntia.

CÍNTIA Ele estava feliz e me olhava… intensamente. Entre lágrimas me escutei dizer… (TRISTE) Não posso te ver mais, Rubens. Tudo tem sido uma ilusão. O passado não volta.

RUBENS É nossa segunda chance, Cíntia.

CÍNTIA Não tenho direito. Não posso. Desculpe, Rubens.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

CÍNTIA Voltei para casa como se tivessem me espancado. A vida é assim, tudo tem seu tempo. No momento de cruzar a porta soube que nunca mais brilharia por amor.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

CÍNTIA Estou casada, Rubens.

RUBENS Venha viver comigo, Cíntia. Eu falo sério.

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

CÍNTIA Suas palavras me emocionam. É como voltar a viver minha juventude, quando estudávamos e protestávamos por maiores verbas para a universidade.

EFEITO MARCHA DE ESTUDANTES, POLÍCIA.

CÍNTIA Linda época. Quando terminamos os estudos nos separamos sem saber por quê.

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

CONTROLE Agora tenho uma família, um marido e uma filha adolescente. Melhor dito, minha vida está decidida.

MARIDO (REVER) Cíntia, o que vamos comer hoje?

FILHA (REVER) Mamãe, gosta deste vestido?

AMIGA (REVER) Oi, amiga. Vamos à missa do pai de Lucy.

CÍNTIA Mas esta vida rotineira não me satisfaz. Sinto que me estagnei e que já não tenho nada importante pra fazer. A presença de Rubens tornou isso mais evidente. E estou soterrada. Este é o destino que desejo para mim?

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

EFEITO TELEFONE

CÍNTIA Rubens?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

CÍNTIA Rubens me deixa agitada como uma adolescente. E sonho com ele fazendo amor. Claro, se meu marido faz tempo que… nada de nada. E eu sou apaixonada. Uma mulher com fome de pele. Rubens, Rubens… como saio desta confusão?

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

CÍNTIA Penso dia e noite. Vantagens e desvantagens.

VOZES (REVER) Aceite-o. Termina. Aceite-o.

CÍNTIA E a fidelidade? E meu juramento ante Deus e as leis?

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

CÍNTIA Jurei acompanhá-lo nas horas boas e más. Só que agora eu estou nas más horas e me fazem falta as boas. Tenho que cuidar da minha família, anseio o amor. Por que não posso ter as duas coisas? Vou falar com Rubens.

EFEITO RUA

CÍNTIA Não posso deixar a minha família, Rubens.

RUBENS Devemos nos separar novamente?

CÍNTIA Não, meu amor. Não renunciarei a ti.

RUBENS Cíntia!

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

CÍNTIA Sou muito feliz com Rubens. Sim, estou vivendo uma vida dupla, mas ninguém tem que saber. Não estou traindo o meu marido porque… porque faz anos que ele não é meu marido. E eu tenho direito a amar e ser amada. Sabem? Sinto-me mais bonita. É o brilho do amor.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SERIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

CÍNTIA Estou casada, Rubens.

RUBENS Venha viver comigo, Cíntia. Estou falando sério.

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

CÍNTIA Eu tinha me resignado à vida que tinha. Uma casa, renda, meu marido e minha filha. Que mais eu poderia pedir?… Mas não, teve que chegar o Rubens.

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

MÃE (REVER) O casamento é para toda a vida, Cíntia.

CÍNTIA Essa é a minha mãe. Lembro-me dela tratando de ser boa mãe e esposa, mas tinha os olhos sem o brilho que dá a felicidade, a alegria do amor. Eu não quero viver assim.

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

CÍNTIA Como eu sozinha não podia resolver meu problema, fui conversar com uma amiga muito querida.

EFEITO CAFETERIA

CÍNTIA Tenho medo de mim mesma, Isabel. Minha mãe me chamaria de ingrata se deixasse o pai de minha filha, o marido de toda minha vida.

ISABEL É que lhe ensinaram que primeiro estava o amor aos outros, a seus filhos, a seu marido. Agora aprendemos que não é assim. Não pode amar a ninguém se antes não ama a si mesma.

CÍNTIA Mas me sinto tão culpada. Queria ser livre para decidir. E se proponho a Rubens que sejamos amantes?

ISABEL Eu te conheço, Cíntia. Não suportaria. Além disso, seria injusto para todos.

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

CÍNTIA Isabel tem razão. Tenho que ser honesta com meu marido e lhe dizer a verdade. Mas como? Ele nem sequer suspeita.

CONTROLE MÚSICA TENSÃO

CÍNTIA E naquela mesma noite…

EFEITO TELEVISÃO

CÍNTIA Você pode deixar a televisão um momento? Tenho que conversar com você.

MARIDO (FASTIDIADO) É tão importante?

CÍNTIA Eu contei a ele tudo de uma vez. Olhou-me muito sério e respondeu…

MARIDO Por quê?

CÍNTIA O nosso casamento já faz muito tempo que se acabou. Não sou feliz.

MARIDO É a tua decisão, Cíntia. Você pensou na sua filha?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

CÍNTIA No começo, minha filha chorou e me acusou de traição. Depois se acalmou e me disse que ela também não viveria com um homem que não a quisesse. Surpreendeu-me sua maturidade e sua explicação.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

CÍNTIA Não havia dúvida que minha filha vivia em outra época. Despedi-me dela com pena e esperançosa. Na minha idade estava rompendo meu casamento para buscar o amor. Ao sair de casa olhei no reflexo da janela. Fui tomada de uma luz brilhante. Curiosamente, tinha a forma do meu corpo.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

p=. **********************************

p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Voltei a vê-lo depois de trinta anos. Ele foi meu amor de juventude, mas me casei com outro. Agora voltamos a nos encontrar e estamos novamente apaixonados. Ele está divorciado e meu casamento não anda muito bem. Aceito viver este romance juvenil?_

_Primeira solução: Cíntia renuncia a seu antigo e novo amor._
* _Segunda solução: Cíntia tem uma vida dupla. Continua casada e com amante._
* _Terceira solução: Cíntia termina com seu marido e vai viver com seu ex-noivo._

p=. **********************************

*Infidelidade*

Diz-se de qualquer relação extra conjugal ou extra relacionamento, seja de tipo sexual ou afetivo. Esta relação está fora do compromisso estabelecido pelo casal para estar juntos sexual e emocionalmente. O normal em nossa sociedade é a monogamia, mas é preciso levar em conta que existem outras formas, crenças, valores e costumes.

*Infidelidade feminina*

A crise conjugal, o desejo de ter experiências novas ou a insatisfação sexual são as motivações mais importantes para a infidelidade das mulheres.

*Causas da infidelidade feminina*

* Insatisfação sexual, busca de prazer. Crise conjugal, emocional e afetiva. Algo não funciona.
* Vingança, quando o parceiro foi infiel.
* Indiferença do homem: vive para seu trabalho, não é um marido parece um amigo, não a faz feliz.
* A imaturidade, o temor ao compromisso ou simplesmente a vontade de ter mais aventuras na vida.
* Os homens esquecem que têm uma mulher e não só a mãe de seus filhos. Tornam-se rotineiros e “respeitosos” no sexo.
* A oportunidade, sejam viagens de férias ou de trabalho onde encontra pessoas agradáveis.
* Autonomia, as mulheres buscam a plenitude de suas vidas em todas as suas dimensões. * Exercem seu direito de serem queridas e desejadas que é um índice de desenvolvimento das mulheres como pessoas.

*As conseqüências da infidelidade

O sentimento de culpa, do que foi infiel com a enganada ou o enganado.
* Distanciamento e falta de confiança.
* Brigas frequentes: agressão verbal, psíquica e até física.
* Infidelidade do outro ou outra como vingança.
* Repercussão negativa em outros membros da família.
* Ruptura da relação.

bq. Nenhum padre da igreja
Soube explicar
Por que não existe
Um mandamento onze
Que ordene à mulher
Não cobiçar o homem
De sua próxima.
_Mario Benedetti, Poema Once_

*Para completar…*

* Não existem pesquisas confiáveis sobre o número de mulheres e homens infiéis. Segundo o doutor Frank Pittman, terapeuta familiar argentino, a infidelidade envolve 50 por cento dos homens e entre 30 e 40 por cento das mulheres que estão casadas. (Sergio Sinay, Infidelidad: la verdad de la mentira. La Nación.com, marzo 2006).
* Existem pesquisas sobre adultério e infidelidade em teu país?
* Lembre um caso de uma mulher ou um homem angustiados pela infidelidade de seu parceiro ou parceira, o que fizeram?
* Lugares de orientação e programas de atenção psicológica a pessoas que sofrem infidelidade.… (endereço e telefone)

*Como usar este programa?*

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
6. Você também pode convidar uma psicóloga ou sexóloga para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente ouvir o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

BIBLIOGRAFÍA
Helen Fisher, Por qué amamos, El amor perdido, cap. 7. España, 2005.
M. en C. José Jaime Martínez Salgado Sexólogo Clínico, Especialista en Hipnosis y en Programación Neurolingüística.