COMO CELEBRO O 1º DE MAIO?

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Algumas ideias para comemorar o Dia Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.

De novo é 1° de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras. E enquanto o resto do mundo descansa ou se manifesta nas ruas, a maioria das rádios não param e preparam um programa especial para comemorar este dia.

Mas, como fazê-lo? Como preparar uma programação atraente e original para este dia? Vão algumas ideias.

*1. Um pouco de história nunca é demais*
Como todas as efemérides que celebramos, o 1° de Maio também surge de um acontecimento histórico. Sempre é bom recordá-lo.

Descarregue OS MÁRTIRES DE CHICAGO, A historia do Primeiro de Maio.

Transmita esse clip na manhã e na tarde. E se não quiser repetir, pauta PRIMEIRO DE MAIO EM CHICAGO, um áudio realizado sobre um texto de Eduardo Galeano sobre os mártires de Chicago.

Depois de ouvir estes áudios, pode abrir uma mesa redonda com sindicalistas e organizações operárias de tua cidade e ressaltar a importância deste dia. Além de recordar que não é um dia para “celebrar”, mas para reclamar pelas condições salariais e laborais que cada vez são piores para os trabalhadores e trabalhadoras de todo mundo.

No meio da entrevista te sugerimos colocar outro áudio histórico para animar o debate: PÃO E ROSAS, a história de Elizabeth Gurley, filha de imigrantes irlandeses socialistas, que chegou a ser uma das maiores sindicalistas norte-americanas. Ela se inspirou na lucha dos Mártires de Chicago para reclamar os direitos das trabalhadoras têxteis dos Estados Unidos a princípios do século 20.

*2. O que sabemos sobre a palavra trabalho?*
Sabia que vem da palavra latina “tripalium”? Pauta durante todo o dia os spots DIGNO TRABALHO DIGNO, onde se explica em menos de um minuto a origem da palavra trabalho, do termo salário ou por que o Dia Internacional se chama dos trabalhadores e das trabalhadoras…

*3. Um concurso sempre anima a programação*
Sobretudo, se entre as pessoas que liguem e acertem sortear algum presente. Para o Concurso use as TRIVIAS PELO PRIMERO DE MAIO. Coloque no ar a pergunta junto com as três opções, abra os telefones, reciba umas quantas ligações transmita a solução e anote quem acertou para o sorteio final.

*4. A situação atual dos trabalhadores e da trabalhadoras*
A maioria da população em idade ativa trabalha. E a que não o faz, procura trabalho. Por isso, todo mundo tem uma opinião sobre este tema.

Convide a algumas trabalhadoras e também desempregados ao estúdio. Abra um debate sobre suas condições de trabalho, sobre a dificuldade de conseguir um emprego.

E entre pergunta e resposta pode pautar o radioclip CONTRATOS LIXO, onde se recolhem testemunhos de jovens latino-americanos sobre o problema do trabalho juvenil.

Outra perspectiva que não pode deixar de fora neste bloco de entrevistas é a problemática dos que migraram em busca de melhores condições de trabalho. Um áudio para apoiar o tema é UM DIA SEM INMIGRANTES

*5. Mais recursos*
Não deixe de visitar Radioteca.net. Há produções da Argentina, México ou Colômbia para ver como se celebra este dia nas rádios de outros países.

E… felicitações às trabalhadoras e aos trabalhadores de tua rádio!

COMO CELEBRO O 1º DE MAIO?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.