EGITO SEM FARAÓS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Mubarak foi o melhor comparsa dos Estados Unidos.

CONTROLESICA DE MISTÉRIO

SHERLOCK Olá. Aqui estou novamente. Sou o famoso detetive Sherlock Holmes.

WATSON E eu sou Watson, inseparável ajudante de Sherlock.

SHERLOCK Caro Watson, hoje temos pendente um interrogatório. Enviaram-me uma mensagem pela Internet em que me fazem três perguntas. Quer ouvi-las e me ajudar a respondê-las, Watson?

WATSON Claro, Sherlock. Você sabe que sempre estou a teu lado para descobrir crimes e criminosos.

SHERLOCK Pois parece que é disso que se trata, Watson, um caso de criminalística. Ouça. Diz assim a primeira pergunta: como o senhor chamaria, detetive, a um sujeito que é capaz de matar 300 pessoas em 15 dias?… O que me diz, Watson?

WATSON 300 assassinatos em apenas duas semanas… Um “serial killer”… Um assassino em série. Nem o sicário mais impiedoso mata tanta gente em tão pouco tempo.

SHERLOCK Segunda pergunta: Como o senhor chamaria um sujeito que fez um assalto bancário de 50 bilhões de dólares?

WATSON Repita-me a cifra, Sherlock, que não cabe na minha imaginação tanto dinheiro…

SHERLOCK 50 bilhões de dólares, Watson, uma montanha de grana que também não cabe em nenhuma caixa forte de nenhum banco. Como você chamaria um cara que rouba essa bilhonada?

WATSON Bom, ladrão seria pouco. Teria que chamá-lo ladrãozaço… ou melhor… ladrãozazazazaço.

SHERLOCK Terceira pergunta, Watson. Diz aqui: como o senhor chamaria um sujeito que passa não um nem quatro nem oito nem dezesseis anos governando um país, mas 30 anos… 30 anos sem que ninguém o eleja, 30 anos sentado na cadeira como chefe absoluto.

WATSON É um ditador, Sherlock. Um tirano. Um faraó.

SHERLOCK Exato. Um faraó. E esse faraó que mandou matar 300 pessoas em um par de semanas, que tem em suas contas pessoais 50 bilhões de dólares roubados, e que já está há 30 anos governando, melhor dito, desgovernando a um país, tem o nome de Hosni Mubarak.

WATSON O atual presidente do Egito.

SHERLOCK O atual faraó do Egito.

WATSON Mas li nas notícias, Sherlock, que o povo egípcio não vai dar nem um passo atrás. Que continuam enchendo a praça Tahrir exigindo que esse bandido do Mubarak vá embora do país. O que você acha, conseguirão derrubar esse canalha?

SHERLOCK Acontece, Watson, que há uma quarta pergunta que devemos resolver. A quarta pergunta diz assim: quem permitiu que esse senhor, assassino, ladrão e ditador, se mantivesse no poder durante 30 anos?

WATSON Está me cheirando que a resposta é… Estados Unidos.

SHERLOCK Você tem bom olfato, Watson, olfato de detetive. Com efeito, os Estados Unidos foram o padrinho de Mubarak todos estes anos.

WATSON Sempre os gringos…

SHERLOCK Sabe quanto os Estados Unidos deu em ajuda militar à ditadura de Mubarak?

WATSON Não faço ideia.

SHERLOCK 1 bilhão e 300 milhões de dólares por ano. O equivalente a 40 bilhões de dólares em armas. Um escândalo.

WATSON Mas, Sherlock, explique-me, o que os gringos ganham com isso?

SHERLOCK Ganham muito. Ganham o controle econômico do Canal de Suez por onde todos os dias passam os navios petroleiros. Ganham o controle político do Oriente Médio, porque o Egito é o maior país árabe, o mais povoado. E ganham, sobretudo, a proteção de Israel.

WATSON Israel fica bem próximo do Egito, não?

SHERLOCK Encostadinho. Mubarak foi o melhor comparsa dos Estados Unidos em seu apoio ao estado genocida de Israel e contra os palestinos. Mubarak fechou a fronteira sul de Gaza aos palestinos.

WATSON Os cercou como em um campo de concentração.

SHERLOCK Ouça isso, Watson. Egito é o segundo cliente mais importante, depois de Israel, claro, o segundo cliente mais importante da indústria de armas estado-unidense. O arsenal militar do Egito é impressionante. E você acha que os gringos vão permitir que esse arsenal passe para as mãos de um governo islâmico, um governo anti-judeu?

WATSON Mas o povo egípcio se rebelou, Sherlock. O povo continua protestando. Se Mubarak não cai hoje, cai amanhã.

SHERLOCK E essa queda preocupa muito, muitíssimo, aos Estados Unidos. Por isso, estão metendo a mão para que Mubarak fique mais uns meses, para que Mubarak organize umas eleições “limpas e democráticas”… Isso é como pedir a um tigre que seja vegetariano.

WATSON Mas, Sherlock, ouvi também que a queda de Mubarak será como o jogo de dominó: cai uma pedra que empurra a outra e a outra e vão caindo todas.

SHERLOCK Primeiro foi a Tunísia…

WATSON Agora Egito… depois virá a Jordânia, Síria, Iêmen… todos os países árabes.

SHERLOCK Oxalá, Watson. Oxalá. Oxalá.

WATSON Por que diz tanto “oxalá”?

SHERLOCK Oxalá é uma palavra árabe, uma palavra egípcia, que significa “Deus queira”.

WATSON E… Deus quererá?

SHERLOCK Elementar, meu caro Watson.

BIBLIOGRAFÍA
Andrés Sal.lari, Rebelión,
http://andressallari.blogspot.com/