EM 140 CARACTERES

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Twitter, uma ferramenta muito útil para a rádio.

Hoje em dia se fala muito de Twitter, mas, o que é? Para que serve?

Twitter é um serviço de microblogging, quer dizer, uma rede onde podemos publicar breves notas com um limite de 140 caracteres. Pensemos nas manchetes dos jornais. Twitter é isso: uma reunião de manchetes, de frases criativas, de pensamentos que usuárias e usuários publicam.

Lembramos que não é a única rede deste tipo, mas a mais conhecida. Também existe a Identi.ca, que tem a vantagem de ser uma rede livre de microblogging.

O bom destes serviços é que podemos seguir contas que se convertem em nossas fontes de informação sobre temas que nos interessam. Se quiseremos saber sobre temas de gênero ou sexualidade, procuramos organizações e pessoas que publicam sobre estes temas e as seguimos. Assim geraremos uma grande rede de contatos e informação útil.

Outra característica é que o acesso a estas fontes é direto, sem intermediários. Antes era impossível falar diretamente com os presidentes, personagens públicos ou artistas. Agora, por exemplo, podemos mandar um tuit ao Presidente da Venezuela Hugo Chávez para sua conta chavezcandanga</a> ou se você for fã da Shakira tente twuitear para <a target="_blank" href="https://twitter.com/shakira">shakira.

E se temos uma emissora, para que nos serve o Twitter? Além de outra fonte de informação, nos ajuda a chegar a um público mundial e estabelecer um contato direto com nossa audiência. Podemos compartilhar nossa programação através desta rede, cobrir eventos, marchas e promover a participação da audiência através de pesquisas, debates e comentários.

As maiores críticas que o Twitter recebe vêm pelo tema da credibilidade. É certo que no Twitter é más fácil e rápido espalhar um boato, mas, como com qualquer informação, é nossa responsabilidade verificar se é certa antes de retuitá-la.

Quer saber mais sobre o Twitter? Como abrir uma conta, como se usa, como tirar mais proveito com ferramentas úteis? Escute o áudio de nossa videoconferência sobre “Twitter e Rádios Comunitárias” e reveja esta lista de materiais sobre o Twitter do portal SocialBlabla.

Twitter e Rádios Comunitárias

Videoconferencia

EM 140 CARACTERES

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.