ENTRE IGUAIS
Nas redes de intercambio P2P podes encontrar desde música até filmes.
Quanto tempo se passou desde que compraste um CD de música original? Meses? Anos?
No Paraguai, 99% da música que se compra é copiada. No Peru, 97% dos discos vendidos não são originais. Os dados em software e filmes são bem parecidos.
O certo é que para muitas e muitos, pagar os astronômicos preços de um disco original é impossível. E nem falar de uma licença de software.
Que fazer, então?
Recorda tua infância (seguramente, não tão distante) quando trocavas comics. Teu amigo ficava com o teu e tu com o dele. E esse, por sua vez, o trocavas com outro. No final, lias toda a coleção de Spiderman comprando um só.
As redes de troca de arquivos P2P (del inglês peer-to-peer, e traduzido para espanhol, entre iguais) são algo parecido.
Milhões de computadores de usuários particulares, como tu ou como eu, que trocam gratuitamente sua música.
Como funciona?
Só há que instalar um software gratuito e sinalizar que queremos compartilhar. Com um simples motor de busca acessaremos aos arquivos de outros usuários e… só descarregar o dito!
Isto é legal?
Legal não é, tanto assim que as grandes companhias e até Hollywood estão tentando acabar com estas redes, pelas perdas econômicas que lhes supõe. Mas, por que seria um delito intercambiar música entre amigas e amigos?
Poderíamos gastar horas debatendo sobre o aspecto ético. Que si as culpáveis são as gravadoras, que si os músicos não ganham nem para sobreviver. Cada um julgue e atue.
Perigos
Entrar em uma rede P2P é abrir parte do computador para que outros acessem a ele. Não te assustes, somente vão ao arquito que determines.
Mas ainda assim, há que tomar algumas precauções para não terminar no serviço técnico desinfetando o disco rígido de virus, programas espiões (spyware) ou publicidade mal intencionada (adware).
Contar com um antivirus atualizado e algum firewall será de grande ajuda para proteger-te destes bichos malignos.
Programas
A lista é interminável. Podes ver a maioria na página de Softonic.
Mas te aconselhamos Emule e Shareaza, principalmente porque estão livres de software espiões ou adware. Ambos são gratuitos, em espanhol e de fácil instalação.
E já sabes o que disse o profeta de Nazaret:: Dêem de graça o que de graça receberam.
Amplía a informaçao na Encoclipédia Comunitaria Wikipedia: http://es.wikipedia.org/wiki/P2P