FALAR SOBRE ABORTO?

Radioclip en texto sin audio grabado.

Dois de cada três óvulos fecundados não se implantam no útero… Então, a natureza seria abortista?

LOCUTOR A seguir, nosso habitual espaço “O consultório sexual da doutora Mirales”.

CONTROLE CARACTERÍSTICA CONSULTÓRIO

DOUTORA Amigas, amigos, novamente com vocês e novamente para falar de temas que não falamos em casa nem na escola, os temas do sexo. E hoje, seguindo uma excelente sugestão de uma amiga no consultório anterior, vamos a começar a falar sobre aborto. Digo começar a falar, porque este assunto dá muito pano pra manga. O aborto. Um problema grave, gravíssimo, de saúde pública. Escutem este dado: 600 mil mulheres morrem a cada ano no mundo pela prática de abortos clandestinos, em péssimas condições higiênicas. O aborto. Um tema que não é nada simples, que tem muitos matizes…

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Sim, alô?

HOMEM Nenhum matiz, doutora!… A senhora me perdoe, mas o aborto é um crime. E ponto. Um crime, um assassinato. E não há mais o que discutir.

DOUTORA Um momento, um momento, senhor. Não diga isso tão rápido. O senhor, como homem que é, talvez nunca se viu frente a um dilema tão grave…

HOMEM E a senhora, como incrédula que é, talvez nunca leu a lei de Deus. Ali não há que dar demasiadas voltas, doutora. Matar uma criatura indefensa é um crime. E ponto.

DOUTORA Claro, o problema está em saber quando começa a ser criatura uma criatura…

HOMEM Como assim quando começa?

DOUTORA Eu pergunto ao senhor quando começa a ser “humano” um ser humano.

HOMEM Desde o primeiro momento da concepção.

DOUTORA Quer dizer…

HOMEM Desde que um espermatozóide masculino entra em um óvulo feminino, aí começa a ser um ser humano, uma pessoa.

DOUTORA Assim você acredita?

HOMEM E desde esse primeiro instante, Deus infunde uma alma imortal… Escutou bem? Uma alma imortal! Desde o primeiro momento da concepção.

DOUTORA O senhor tem certeza disso, meu amigo?

HOMEM Certeza absoluta. A santa madre igreja assim ensina.

DOUTORA E isso quere dizer…

HOMEM Isso quer dizer que abortar um óvulo fecundado, desde o primeiro momento, é um as-sas-si-na-to.

DOUTORA Acho que o senhor está equivocado, meu amigo, e a santa madre também. Porque se fosse assim, Deus, esse Deus que o senhor menciona, seria um as-sas-si-no.

HOMEM Mas, que disparate a senhora está dizendo, doutora?

DOUTORA Vamos ver, meu amigo. Tranquilize-se e me responda: quem criou a Natureza? Foi Deus, não é?

HOMEM Naturalmente.

DOUTORA Pois então, como lhe digo, Deus e a natureza são assassinos abortistas. Porque o senhor deve saber, e se não sabe eu lhe digo, que dois de cada três óvulos fecundados não se implantam quando chegam ao útero, não se fixam, e são expulsos com o sangue menstrual da mulher…

HOMEM E o que você quer dizer com isso?

DOUTORA Que esses óvulos fecundados, segundo o senhor, já possuem uma alma imortal… e Deus permite que sejam abortados… Explique-me isso, porque Deus seria então cúmplice de assassinato, e todas as águas residuais do mundo estariam cheias de almas imortais…

HOMEM Olha, doutora, Deus sabe o que faz e porque o faz… Deus é infinito, incompreensível…

DOUTORA Sim, sim, mas não vá saindo pela tangente… se Deus permite isso, Deus é abortista… Explique-me isso…

HOMEM A senhora, doutora… a senhora é a abortista!… Assassina!

EFEITO DESLIGA

DOUTORA Vocês percebem? Isso é o que costumam fazer os fanáticos fundamentalistas, quando não possuem argumentos, insultam e terminam com o diálogo.

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Vejamos quem chama agora… Sim?

GAROTA Não ligue para esse dinossauro, doutora. Como os homens não engravidam, dizem besteiras. Eles não sabem. Nós mulheres sim queremos saber e falar sobre este tema.

DOUTORA E vamos falar, claro que sim. Vamos falar sobre o aborto, mas tranquilamente, sem fanatismo, pesquisando, averiguando bem… Neste tema, e em todos os temas, cada qual tem sua opinião e temos que respeitá-la. Eu vou lhes dar minha opinião também. Mas sempre com respeito. Com respeito e cumprindo meu horário porque o técnico já está acenando para mim. Até a próxima, amigas e amigos!