FLOR DO ALTO PERU (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Juana Azurduy e Manuel Padilla, casal de guerrilheiros que conquistaram a independência do Alto Peru.

EFEITO SINOS

LOCUTORA Seu tios a enviaram para o convento. Mas Juana gostava de andar a cavalo, subir em árvores e mergulhar em águas torrenciais.

FREIRA Fora, fora daqui com suas diabruras. Você não serve para ser freira

EFEITO PORTA BATENDO

LOCUTOR Expulsaram-na do convento de Santa Teresa. Tinha 17 anos na época.

CONTROLE INTRUMENTAL BOLIVIANO

LOCUTORA Juana Azurduy nasceu em Chuquisaca, onde é hoje a atual capital da Bolívia, que na época pertencia ao vice-reinado espanhol do Alto Peru.

LOCUTOR Juana era mestiça. Órfã desde muito jovem, conheceu a vida camponesa, aprendeu o quéchua e o aimara e assumiu como sua a raiva dos índios humilhados nas minas de prata.

JUANA Não suporto um mundo tão injusto, Manuel.

MANUEL Eu também não, Juana. Quando era criança, vi Dámaso Catari que comandou o levante dos índios da região ser assassinado. Vi-o atado sobre uma mula, enquanto os honoráveis de Chuquisaca atiravam pedras nele. O destroçaram na praça principal e espetaram o seu corpo em um pau.

LOCUTORA Juana se apaixonou por seu vizinho Manuel Padilla, um jovem forte que sonhava – como ela – com a independência dos povos da América.

MANUEL Teremos filhos, Juana.

JUANA E teremos independência, Manuel.

CONTROLESICA EMOTIVA

LOCUTOR Manuel Padilla e Juana Azurduy se casaram e tiveram quatro filhos.

EFEITO EXPLOSÕES, GRITARIA

LOCUTORA As terras sul-americanas, depois de 300 anos de colonialismo, não suportavam mais o julgo espanhol. Em 25 de maio de 1809 o povo de Chuquisaca se rebelou. Foi o primeiro grito libertário da América.

MANUEL Eu vou lutar, Juana. Não posso ficar de braços cruzados.

JUANA Eu também vou.

MANUEL E os nossos filhos?

JUANA Eles terão que se acostumar com a vida na montanha. Assim, se quando eles crescerem não tivermos vencido, já estarão familiarizados e continuaram a luta.

CONTROL MARCHA MILITAR DE ÉPOCA

LOCUTOR Do Sul, do vice-reinado do Rio da Prata, avançava um exército libertador comandado pelo general Belgrano. Dirigiam-se para Chuquisaca para apoiar aos patriotas rebeldes. Juana e Manuel se colocaram as suas ordens.

EFEITO CAVALOS E DISPAROS

LOCUTORA Manuel Padilla conseguiu dominar o território de Pilcomayo. Juana Azurduy percorria de cavalo as terras de Tarabuco. Com o sabre na mão, recrutando homens para a guerra, organizava o batalhão dos Leais.

EFEITO RELINCHO

JUANA Habitantes do Alto Peru!… Alvorece um novo dia, um dia luminoso de liberdade e justiça!… Homens e mulheres da América rompamos de uma vez por todas com as amarras da colônia espanhola!

LOCUTOR Nas aldeias camponesas a viam como uma deusa.

ÍNDIO Não é uma mulher. É a mãe terra, a Pachamama, que faz tremer o mundo.

CONTROLESICA BOLIVIANA EMOTIVA

EFEITO GRILOS

LOCUTORA Juana Azurduy y Manuel Padilla, casal de guerrilheiros, criavam seus filhos montanha adentro. Entre uma batalha e outra, tiravam um tempo para visitar o refúgio.

MENINO Quando vamos voltar para casa, mamãe?

JUANA Quando ganharmos, meu filho. Quando formos livres. Quando todas as crianças como você, Manuelito, tenham uma casa linda para viver.

CONTROLESICA EMOTIVA

EFEITO CAVALOS, RUIDOS DE BATALHA

LOCUTOR Juana cavalgava pelas montanhas a frente dos rebeldes. Sue xale azul esvoaçava ao vento. O exército espanhol fugia em retirada ante aquela mestiça de olhos negros que liderava uma milícia em farrapos.

LOCUTORA Quando o general Belgrano a viu lutar, a presenteou com sua espada.

BELGRANO Não conheço um homem mais valente que esta mulher.

CONTROLE CANÇÃO “JUANA AZURDUY
Juana Azurduy
Flor do Alto Peru
Não há outro capitão
Mais valente que tu.

LOCUTOR CONTINUA

BIBLIOGRAFÍA
Pacho O´Donnell. Juana Azurduy, la Teniente Coronela. Buenos Aires: Sudamericana, 1994. Colaboración de Roberto Deibe.