GRANDES SÉRIES RADIOFÔNICAS

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Partilham-se na Radioteca. Seus autores e autoras lhe convidam a baixá-las e difundi-las pela sua emissora.

Radionovelas, radioteatros, mitos e lendas, contos… grandes séries da rádio latino-americana que fizeram e continuam fazendo história. Programas de rádio que nos emocionam, que nos fazem rir e chorar. E que fortalecem os valores de cidadania.
Agora, as rádios e instituições que as produziram as compartilham na RADIOTECA.

Entre em www.radioteca.net e descarregue as séries que você mais goste. Lembre que você pode transmiti-las por sua emissora porque… todos os direitos estão compartilhados!

Apresentamos algumas delas (por ordem alfabética):

ALER

MEMÓRIA DO FOGO: Série baseada nos livros de Eduardo Galeano, Memoria del Fuego.

MITOS E LENDAS DE AMÉRICA: Um recopilação dos Mitos e Lendas mais conhecidos da América.

DE EVA A MARIA: Esta série faz uma leitura da presença da mulher na história desde o Antigo até o Novo Testamento. Eva, Sara, Rute, são algumas delas.

VALE A PENA: 60 histórias cotidianas para não perder a esperança… por que vale a pena!

AS VIAGENS DE NIHIPADIMAJOMA: Conta as aventuras de uma nave exploradora que descobre planetas. Seus tripulantes são os mensageiros do planeta terra.

MEU CAVALINHO DE PAU: Uma adaptação livre dos livros Meu pé de Laranja Lima e Vamos aquecer o Sol de José Mauro de Vasconcelos.

AMARC


PONTE PILAS, EL SIDA ¡SÍ DA!

Radionovela juvenil de 6 capítulos sobre a AIDS. Projeto no qual colaboraram AMARCALC, CEDEP, CIESPAL, CORAPE e OCALCC com o auspício de ONUSIDA.

AMÉRICA PROFUNDA


AMÉRICA PROFUNDA:
América Profunda é um programa de difusão da cultura e comunicação latino-americana.

CIESPAL

TODAS AS VOZES: Uma viagem imaginária pelas lendas, mitos e contos que nos identificam enquanto latino-americanos e latino-americanas. Com o auspício da UNESCO e do Governo da Holanda.

LEVAS O NOME DE MULHER: Uma radionovela que reflete a vida de muitas mulheres na América Latina.

AMÉRICA LATINA PELA VIDA: Um grito desesperado para cuidar do Meio Ambiente.

PALAVRAGICA: Mitos e Lendas da Amazônia Equatorial.

MULHERES DE NOSSA AMÉRICA: De Violeta Parra a Nina Pacari, passando por Alfonsina Stroni ou Rigoberta Menchu-Tum.

CONVERSANDO COM O VOVÔ: Conversas com um vovô que nos fará recordar a importância de cuidar do meio ambiente.

A AIDS NÃO TEM ROSTO: Um mal que não tem idade, sexo ou classe social e também não tem rosto. Produzida pela UNESCO e CIESPAL.


EL DÍA DEL PUEBLO

HISTÓRIA DE MULHERESDIREITOS E CIDADANIA: Uma série para continuar alimentando sonhos, interesses, aspirações e demandas por um mundo sem discriminações nem desigualdades contra as mulheres.

UM CONQUISTADOR CONQUISTADO: Bartolomeu de las Casas, personagem central desta radionovela, é um símbolo histórico da Igreja dos pobres. Esta produção recria, através de 40 capítulos, sua vida, sua chegada à América e suas ações a favor dos Índios.

NOVAS CRÔNICAS DO PERU: Os doze capítulos das Novas Crônicas do Peru apresentam uma história de dominação e imposição, também de resistência e afirmação: a história de nossos povos.

TAKY ONGOY Revive o culto às Huacas e colinas sagradas: a união destas antigas divindades expulsaria os espanhóis do Peru.

VALORES PARA CRECER: Repensar nossos valores para melhorar nossas vidas. Convivência, respeito, diálogo, solidariedade y honra, a base para construir um novo mundo.

ICER

PARA ALÉM DAS PALAVRAS: Uma parceria de diversas instituições para promover os Direitos da Mulher. UNESCO, Rádio Netherland e o Instituto Costarricense de Enseñanzas Radiofónicas (ICER).

RADIALISTAS

UM COMPADRE ME CONTOU: Relata situações cotidianas de nossa América Latina. Casos e coisas que sucederam e continuam acontecendo em pleno século XXI.

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA IRA: Série escrita por José Ignacio e María López Vigil. Relata os fatos que marcaram a conquista européia das terras americanas e o genocídio ocorrido no continente.

500 ENGANOS: Durante 500 anos nos fizeram crer que foi um glorioso encontro de culturas. Talvez a história seja outra. Baseado no livro “As veias abertas da América Latiana” de Eduardo Galeano.

RAÍZES VIVAS: 14 reportagens sobre nações indígenas da América Latina. Músicas e idiomas autóctones, lendas ancestrais. Uma narração que evoca o passado e permite conhecer o presente de algumas culturas originárias da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Aqui estamos, as nações indígenas de Abya Yala. Uma produção de Radialistas com o patrocínio da UNESCO e o apoio do Consell Insular de Menorca, Espanha.

RADIO FE Y ALEGRÍA

A ALCA COMO VEMCONVEM?: Causas e conseqüências da Área de Livre Comércio das Américas.

RADIO NEDERLAND

A Coleção CULTURA DE PAZ, criada pela UNESCO e Rádio Nederland, tem várias séries, algumas delas são:

CONTOS PARA A TOLERÂNCIA

CONTOS PARA PAZ

CONTOS DA LUA

TOPI E O MUNDO SUBTERRÂNEO

COM AS MÃOS ABERTAS

A FAMÍLIA DOS BIGOTES GRANDES

Outras séries de Rádio Nederland:

SE AS PRAÇAS FALASSEM: Um percurso pelas principais praças latino-americanas, de Santiago do Chile à Havana. Da mexicana praça Garibaldi à Praça de Maio em Buenos Aires.

UNA CANA AL AIRE: Radionovela sobre a terceira idade. Um casal de pessoas maduras se reencontra depois de muitos anos e decidem ter uma relação.

AFASTANDO AS AMEAÇAS: Para uso de emissoras de rádio, escolas e reuniões de grupo nas quais se trabalhem temas de prevenção de desastres.

ENQUANTO O MÉDICO NÃO CHEGA: Conselhos úteis sobre os primeiros socorros que devem ser oferecidos nesses importantes e dramáticos momentos de espera… enquanto o médico não chega.

SERPAL

JURADO 13: Cada processo coloca para audiência um problema concreto com suas implicações sociais, políticas, humanas. Deixa-se em aberto uma questão para que os ouvintes reflitam, discutam e tomem posição. Realizada por Mario César Kaplún.

O PADRE VICENTE, DIARIO DE UM PADRE DE COMUNIDADE: Pelas páginas de seu diário desfila uma imensa gama de personagens, com seus problemas, suas perguntas e suas esperanças.

MEU TIO JUAN: Conta histórias, narra anedotas, vive e revive as cenas e situações mais diversas. Em todas elas sabe ver um ensinamento. E sabe fazer com que os ouvintes o percebam.

UM TAL JESUS: Apresenta Jesus como um homem real apaixonado pela justiça e reconstrói o cenário histórico e cultural em que viveu. Tudo com uma pitada de sal latino-americana.

GRANJA LATINA: É uma fábula de conteúdo social com animais que sentem, falam e lutam por sua liberdade.

CANTOS QUE DÃO SABOR À VIDA: Há muitas canções latino-americanas que reúnem os traços da vida do povo, que são gritos de denúncia e de esperança, que recordam histórias que não devem se perder no esquecimento.

OS FILHOS DE LAURA TORRES: Aborda a situação dos filhos e filhas da América Latina no marco do Ano Internacional da criança.

FRANCISCO: A vida de São Francisco de Assis. Sua mensagem de pobreza, de alegria, de liberdade e renovação, ainda atual.

TERESA E MANOLO: A história de noivado e dos primeiros tempos de casados.

ÁGUA VIVA: História de uma família do nascimento do seu primeiro filho até o dia de seu batismo.


VOCES NUESTRAS

GEA, HISTÓRIA DA MÃE TERRA: A série é uma produção para o Programa Cidadania Ambiental Global, que se desenvolve em sete países da América Latina.

LOMAS DE PAIXÃO: Retrato da vida de uma comunidade latino-americana que luta para encontrar seu próprio destino em meio a um mundo que os submerge em profundas mudanças sociais e culturais.

POVO DE PASSAGEM: Conta as histórias dos que migram e dos que ficam também, daquelas pessoas que vêem passar os peregrinos que buscam uma vida melhor.

Se quiser que suas produções façam parte da história radiofônica latino-americana… por que não as partilha na RADIOTECA para que todos e todas as conheçam?

GRANDES SÉRIES RADIOFÔNICAS

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.