GRANDES SÉRIES RADIOFÔNICAS
Partilham-se na Radioteca. Seus autores e autoras lhe convidam a baixá-las e difundi-las pela sua emissora.
Radionovelas, radioteatros, mitos e lendas, contos… grandes séries da rádio latino-americana que fizeram e continuam fazendo história. Programas de rádio que nos emocionam, que nos fazem rir e chorar. E que fortalecem os valores de cidadania.
Agora, as rádios e instituições que as produziram as compartilham na RADIOTECA.
Entre em www.radioteca.net e descarregue as séries que você mais goste. Lembre que você pode transmiti-las por sua emissora porque… todos os direitos estão compartilhados!
Apresentamos algumas delas (por ordem alfabética):
ALER
MITOS E LENDAS DE AMÉRICA: Um recopilação dos Mitos e Lendas mais conhecidos da América.
DE EVA A MARIA: Esta série faz uma leitura da presença da mulher na história desde o Antigo até o Novo Testamento. Eva, Sara, Rute, são algumas delas.
VALE A PENA: 60 histórias cotidianas para não perder a esperança… por que vale a pena!
AS VIAGENS DE NIHIPADIMAJOMA: Conta as aventuras de uma nave exploradora que descobre planetas. Seus tripulantes são os mensageiros do planeta terra.
MEU CAVALINHO DE PAU: Uma adaptação livre dos livros Meu pé de Laranja Lima e Vamos aquecer o Sol de José Mauro de Vasconcelos.
AMARC
PONTE PILAS, EL SIDA ¡SÍ DA!
Radionovela juvenil de 6 capítulos sobre a AIDS. Projeto no qual colaboraram AMARC–ALC, CEDEP, CIESPAL, CORAPE e OCALCC com o auspício de ONUSIDA.
AMÉRICA PROFUNDA
AMÉRICA PROFUNDA: América Profunda é um programa de difusão da cultura e comunicação latino-americana.
CIESPAL
LEVAS O NOME DE MULHER: Uma radionovela que reflete a vida de muitas mulheres na América Latina.
AMÉRICA LATINA PELA VIDA: Um grito desesperado para cuidar do Meio Ambiente.
PALAVRA MÁGICA: Mitos e Lendas da Amazônia Equatorial.
MULHERES DE NOSSA AMÉRICA: De Violeta Parra a Nina Pacari, passando por Alfonsina Stroni ou Rigoberta Menchu-Tum.
CONVERSANDO COM O VOVÔ: Conversas com um vovô que nos fará recordar a importância de cuidar do meio ambiente.
A AIDS NÃO TEM ROSTO: Um mal que não tem idade, sexo ou classe social e também não tem rosto. Produzida pela UNESCO e CIESPAL.
EL DÍA DEL PUEBLO
UM CONQUISTADOR CONQUISTADO: Bartolomeu de las Casas, personagem central desta radionovela, é um símbolo histórico da Igreja dos pobres. Esta produção recria, através de 40 capítulos, sua vida, sua chegada à América e suas ações a favor dos Índios.
NOVAS CRÔNICAS DO PERU: Os doze capítulos das Novas Crônicas do Peru apresentam uma história de dominação e imposição, também de resistência e afirmação: a história de nossos povos.
TAKY ONGOY Revive o culto às Huacas e colinas sagradas: a união destas antigas divindades expulsaria os espanhóis do Peru.
VALORES PARA CRECER: Repensar nossos valores para melhorar nossas vidas. Convivência, respeito, diálogo, solidariedade y honra, a base para construir um novo mundo.
ICER
RADIALISTAS
NOTÍCIAS DE ÚLTIMA IRA: Série escrita por José Ignacio e María López Vigil. Relata os fatos que marcaram a conquista européia das terras americanas e o genocídio ocorrido no continente.
500 ENG–ANOS: Durante 500 anos nos fizeram crer que foi um glorioso encontro de culturas. Talvez a história seja outra. Baseado no livro “As veias abertas da América Latiana” de Eduardo Galeano.
RAÍZES VIVAS: 14 reportagens sobre nações indígenas da América Latina. Músicas e idiomas autóctones, lendas ancestrais. Uma narração que evoca o passado e permite conhecer o presente de algumas culturas originárias da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Aqui estamos, as nações indígenas de Abya Yala. Uma produção de Radialistas com o patrocínio da UNESCO e o apoio do Consell Insular de Menorca, Espanha.
RADIO FE Y ALEGRÍA
RADIO NEDERLAND
A Coleção CULTURA DE PAZ, criada pela UNESCO e Rádio Nederland, tem várias séries, algumas delas são:
CONTOS PARA PAZ
CONTOS DA LUA
TOPI E O MUNDO SUBTERRÂNEO
COM AS MÃOS ABERTAS
A FAMÍLIA DOS BIGOTES GRANDES
Outras séries de Rádio Nederland:
UNA CANA AL AIRE: Radionovela sobre a terceira idade. Um casal de pessoas maduras se reencontra depois de muitos anos e decidem ter uma relação.
AFASTANDO AS AMEAÇAS: Para uso de emissoras de rádio, escolas e reuniões de grupo nas quais se trabalhem temas de prevenção de desastres.
ENQUANTO O MÉDICO NÃO CHEGA: Conselhos úteis sobre os primeiros socorros que devem ser oferecidos nesses importantes e dramáticos momentos de espera… enquanto o médico não chega.
SERPAL
O PADRE VICENTE, DIARIO DE UM PADRE DE COMUNIDADE: Pelas páginas de seu diário desfila uma imensa gama de personagens, com seus problemas, suas perguntas e suas esperanças.
MEU TIO JUAN: Conta histórias, narra anedotas, vive e revive as cenas e situações mais diversas. Em todas elas sabe ver um ensinamento. E sabe fazer com que os ouvintes o percebam.
UM TAL JESUS: Apresenta Jesus como um homem real apaixonado pela justiça e reconstrói o cenário histórico e cultural em que viveu. Tudo com uma pitada de sal latino-americana.
GRANJA LATINA: É uma fábula de conteúdo social com animais que sentem, falam e lutam por sua liberdade.
CANTOS QUE DÃO SABOR À VIDA: Há muitas canções latino-americanas que reúnem os traços da vida do povo, que são gritos de denúncia e de esperança, que recordam histórias que não devem se perder no esquecimento.
OS FILHOS DE LAURA TORRES: Aborda a situação dos filhos e filhas da América Latina no marco do Ano Internacional da criança.
FRANCISCO: A vida de São Francisco de Assis. Sua mensagem de pobreza, de alegria, de liberdade e renovação, ainda atual.
TERESA E MANOLO: A história de noivado e dos primeiros tempos de casados.
ÁGUA VIVA: História de uma família do nascimento do seu primeiro filho até o dia de seu batismo.
VOCES NUESTRAS
LOMAS DE PAIXÃO: Retrato da vida de uma comunidade latino-americana que luta para encontrar seu próprio destino em meio a um mundo que os submerge em profundas mudanças sociais e culturais.
POVO DE PASSAGEM: Conta as histórias dos que migram e dos que ficam também, daquelas pessoas que vêem passar os peregrinos que buscam uma vida melhor.
Se quiser que suas produções façam parte da história radiofônica latino-americana… por que não as partilha na RADIOTECA para que todos e todas as conheçam?