GRANDES SÉRIES RADIOFÔNICAS

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Partilham-se na Radioteca. Seus autores e autoras lhe convidam a baixá-las e difundi-las pela sua emissora.

Radionovelas, radioteatros, mitos e lendas, contos… grandes séries da rádio latino-americana que fizeram e continuam fazendo história. Programas de rádio que nos emocionam, que nos fazem rir e chorar. E que fortalecem os valores de cidadania.
Agora, as rádios e instituições que as produziram as compartilham na RADIOTECA.

Entre em www.radioteca.net e descarregue as séries que você mais goste. Lembre que você pode transmiti-las por sua emissora porque… todos os direitos estão compartilhados!

Apresentamos algumas delas (por ordem alfabética):

ALER

MEMÓRIA DO FOGO: Série baseada nos livros de Eduardo Galeano, Memoria del Fuego.

MITOS E LENDAS DE AMÉRICA: Um recopilação dos Mitos e Lendas mais conhecidos da América.

DE EVA A MARIA: Esta série faz uma leitura da presença da mulher na história desde o Antigo até o Novo Testamento. Eva, Sara, Rute, são algumas delas.

VALE A PENA: 60 histórias cotidianas para não perder a esperança… por que vale a pena!

AS VIAGENS DE NIHIPADIMAJOMA: Conta as aventuras de uma nave exploradora que descobre planetas. Seus tripulantes são os mensageiros do planeta terra.

MEU CAVALINHO DE PAU: Uma adaptação livre dos livros Meu pé de Laranja Lima e Vamos aquecer o Sol de José Mauro de Vasconcelos.

AMARC


PONTE PILAS, EL SIDA ¡SÍ DA!

Radionovela juvenil de 6 capítulos sobre a AIDS. Projeto no qual colaboraram AMARCALC, CEDEP, CIESPAL, CORAPE e OCALCC com o auspício de ONUSIDA.

AMÉRICA PROFUNDA


AMÉRICA PROFUNDA:
América Profunda é um programa de difusão da cultura e comunicação latino-americana.

CIESPAL

TODAS AS VOZES: Uma viagem imaginária pelas lendas, mitos e contos que nos identificam enquanto latino-americanos e latino-americanas. Com o auspício da UNESCO e do Governo da Holanda.

LEVAS O NOME DE MULHER: Uma radionovela que reflete a vida de muitas mulheres na América Latina.

AMÉRICA LATINA PELA VIDA: Um grito desesperado para cuidar do Meio Ambiente.

PALAVRAGICA: Mitos e Lendas da Amazônia Equatorial.

MULHERES DE NOSSA AMÉRICA: De Violeta Parra a Nina Pacari, passando por Alfonsina Stroni ou Rigoberta Menchu-Tum.

CONVERSANDO COM O VOVÔ: Conversas com um vovô que nos fará recordar a importância de cuidar do meio ambiente.

A AIDS NÃO TEM ROSTO: Um mal que não tem idade, sexo ou classe social e também não tem rosto. Produzida pela UNESCO e CIESPAL.


EL DÍA DEL PUEBLO

HISTÓRIA DE MULHERESDIREITOS E CIDADANIA: Uma série para continuar alimentando sonhos, interesses, aspirações e demandas por um mundo sem discriminações nem desigualdades contra as mulheres.

UM CONQUISTADOR CONQUISTADO: Bartolomeu de las Casas, personagem central desta radionovela, é um símbolo histórico da Igreja dos pobres. Esta produção recria, através de 40 capítulos, sua vida, sua chegada à América e suas ações a favor dos Índios.

NOVAS CRÔNICAS DO PERU: Os doze capítulos das Novas Crônicas do Peru apresentam uma história de dominação e imposição, também de resistência e afirmação: a história de nossos povos.

TAKY ONGOY Revive o culto às Huacas e colinas sagradas: a união destas antigas divindades expulsaria os espanhóis do Peru.

VALORES PARA CRECER: Repensar nossos valores para melhorar nossas vidas. Convivência, respeito, diálogo, solidariedade y honra, a base para construir um novo mundo.

ICER

PARA ALÉM DAS PALAVRAS: Uma parceria de diversas instituições para promover os Direitos da Mulher. UNESCO, Rádio Netherland e o Instituto Costarricense de Enseñanzas Radiofónicas (ICER).

RADIALISTAS

UM COMPADRE ME CONTOU: Relata situações cotidianas de nossa América Latina. Casos e coisas que sucederam e continuam acontecendo em pleno século XXI.

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA IRA: Série escrita por José Ignacio e María López Vigil. Relata os fatos que marcaram a conquista européia das terras americanas e o genocídio ocorrido no continente.

500 ENGANOS: Durante 500 anos nos fizeram crer que foi um glorioso encontro de culturas. Talvez a história seja outra. Baseado no livro “As veias abertas da América Latiana” de Eduardo Galeano.

RAÍZES VIVAS: 14 reportagens sobre nações indígenas da América Latina. Músicas e idiomas autóctones, lendas ancestrais. Uma narração que evoca o passado e permite conhecer o presente de algumas culturas originárias da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Aqui estamos, as nações indígenas de Abya Yala. Uma produção de Radialistas com o patrocínio da UNESCO e o apoio do Consell Insular de Menorca, Espanha.

RADIO FE Y ALEGRÍA

A ALCA COMO VEMCONVEM?: Causas e conseqüências da Área de Livre Comércio das Américas.

RADIO NEDERLAND

A Coleção CULTURA DE PAZ, criada pela UNESCO e Rádio Nederland, tem várias séries, algumas delas são:

CONTOS PARA A TOLERÂNCIA

CONTOS PARA PAZ

CONTOS DA LUA

TOPI E O MUNDO SUBTERRÂNEO

COM AS MÃOS ABERTAS

A FAMÍLIA DOS BIGOTES GRANDES

Outras séries de Rádio Nederland:

SE AS PRAÇAS FALASSEM: Um percurso pelas principais praças latino-americanas, de Santiago do Chile à Havana. Da mexicana praça Garibaldi à Praça de Maio em Buenos Aires.

UNA CANA AL AIRE: Radionovela sobre a terceira idade. Um casal de pessoas maduras se reencontra depois de muitos anos e decidem ter uma relação.

AFASTANDO AS AMEAÇAS: Para uso de emissoras de rádio, escolas e reuniões de grupo nas quais se trabalhem temas de prevenção de desastres.

ENQUANTO O MÉDICO NÃO CHEGA: Conselhos úteis sobre os primeiros socorros que devem ser oferecidos nesses importantes e dramáticos momentos de espera… enquanto o médico não chega.

SERPAL

JURADO 13: Cada processo coloca para audiência um problema concreto com suas implicações sociais, políticas, humanas. Deixa-se em aberto uma questão para que os ouvintes reflitam, discutam e tomem posição. Realizada por Mario César Kaplún.

O PADRE VICENTE, DIARIO DE UM PADRE DE COMUNIDADE: Pelas páginas de seu diário desfila uma imensa gama de personagens, com seus problemas, suas perguntas e suas esperanças.

MEU TIO JUAN: Conta histórias, narra anedotas, vive e revive as cenas e situações mais diversas. Em todas elas sabe ver um ensinamento. E sabe fazer com que os ouvintes o percebam.

UM TAL JESUS: Apresenta Jesus como um homem real apaixonado pela justiça e reconstrói o cenário histórico e cultural em que viveu. Tudo com uma pitada de sal latino-americana.

GRANJA LATINA: É uma fábula de conteúdo social com animais que sentem, falam e lutam por sua liberdade.

CANTOS QUE DÃO SABOR À VIDA: Há muitas canções latino-americanas que reúnem os traços da vida do povo, que são gritos de denúncia e de esperança, que recordam histórias que não devem se perder no esquecimento.

OS FILHOS DE LAURA TORRES: Aborda a situação dos filhos e filhas da América Latina no marco do Ano Internacional da criança.

FRANCISCO: A vida de São Francisco de Assis. Sua mensagem de pobreza, de alegria, de liberdade e renovação, ainda atual.

TERESA E MANOLO: A história de noivado e dos primeiros tempos de casados.

ÁGUA VIVA: História de uma família do nascimento do seu primeiro filho até o dia de seu batismo.


VOCES NUESTRAS

GEA, HISTÓRIA DA MÃE TERRA: A série é uma produção para o Programa Cidadania Ambiental Global, que se desenvolve em sete países da América Latina.

LOMAS DE PAIXÃO: Retrato da vida de uma comunidade latino-americana que luta para encontrar seu próprio destino em meio a um mundo que os submerge em profundas mudanças sociais e culturais.

POVO DE PASSAGEM: Conta as histórias dos que migram e dos que ficam também, daquelas pessoas que vêem passar os peregrinos que buscam uma vida melhor.

Se quiser que suas produções façam parte da história radiofônica latino-americana… por que não as partilha na RADIOTECA para que todos e todas as conheçam?

GRANDES SÉRIES RADIOFÔNICAS

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.