TENSAS E DEPRIMIDAS
A depressão é duas vezes mais freqüente em mulheres que em homens.
EFEITO FÁBRICA, MÁQUINAS DE COSTURA
MULHER 1 Seu Zé, me vê um cachorro-quente e um copo d’água.
HOMEM Só isso, amiga?
MULHER É só o que dá pra comprar com o meu salário!… Rápido, que tenho que trabalhar até tarde.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
LOCUTORA A pobreza fez com que milhares de mulheres tivessem que trabalhar fora de casa e a maioria tem que aceitar más condições de trabalho e jornadas excessivas.
LOCUTOR Além de trabalhar fora, também estão submetidas às exigências familiares, ao cuidado dos filhos e do pai ou da mãe idosos.
MULHER 1 Ai, comadre, não sei o que eu tenho. Não consigo dormir bem, tenho dores de cabeça.
MULHER 2 Nem me diga, minha filha, eu estou na mesma. Vem, toma esse chazinho de camomila…
CONTROLE GOLPE MUSICAL
LOCUTORA Os médicos falam de um surto, nas mulheres, de doenças que antes eram mais comuns nos homens. Elas têm enfartes, hipertensão arterial, gastrite, alergias e até câncer no pulmão.
LOCUTOR Mas não sofrem apenas de doenças físicas. Há um aumento considerável de mulheres tensas e deprimidas.
LOCUTORA Por causa do estresse que sofrem, elas se convertem em pessoas irritáveis e solitárias. Não podem trabalhar normalmente, perdem o gosto de sair com suas amigas ou ir a uma festa.
LOCUTOR A depressão começa com dores de cabeça, cólon irritável e alterações da menstruação.
HOMEM Como essas mulheres reclamam, hein? Com a gente também é assim. Todo mundo que trabalha tem dor no corpo.
MULHER 1 O que acontece é que quando nós chegamos em casa, ainda temos mil coisas para fazer. Nós continuamos trabalhando enquanto você descansa.
LOCUTORA Os dados são curiosos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é duas vezes mais freqüente em mulheres que em homens.
LOCUTOR E as mulheres trabalham o dobro do que os homens, fora e dentro de casa. Será que não há uma relação entre essas duas cifras?
LOCUTORA O escritório e a casa. A máquina e a casa. A casa alheia e sua própria casa. As mulheres dobram sua jornada de trabalho. Dedicam 45 horas semanais ao trabalho remunerado e 49 horas de trabalho doméstico.
MULHER 1 (MUITO APRESSADA) Levantar de madrugada, preparar a comida, atender filhos e marido, o ônibus que não chega nunca, a bronca na fábrica se me atraso dois minutos, trabalhar e trabalhar, um cachorro-quente e um copo d’água de almoço, continuar trabalhando, “ninguém sai até terminar o lote de camisas”, voltar para casa à noite, “mamãe! mulher! velha!”… Não tenho quatro mãos, não consigo dar conta.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
LOCUTOR A saúde não é só a ausência de doenças. É um estado de bem-estar geral.
MULHERES E de igualdade no trabalho!