JOGOS SEXUAIS ENTRE MENINAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

A orientação sexual de uma pessoa não se define aos 10 nem aos 12 anos.

LOCUTOR A seguir, nosso habitual espaço “O consultório sexual da doutora Mirales”.

CONTROLE CARACTERÍSTICA CONSULTÓRIO

DOUTORA Amigas, amigos, aqui estamos em um novo consultório. E hoje vou me dirigir, especialmente, às meninas jovens, adolescentes. Será que muitas estarão me ouvindo?… Sim?… Fico feliz, porque este programa está dedicado a vocês. Os demais, ouçam também. Não desliguem o rádio e ouçam esta carta que acabo de receber.

CONTROLESICA DRAMÁTICA

MENINA Estou com medo, doutora, tenho até pesadelos. Porque outro dia minha amiga Teresa e eu brincamos de enfermeiras. Tiramos a roupa e começamos a nos olhar e a nos tocar. Eu me senti estranha, doutora, e gostei que ela me tocasse. Isso não quer dizer que sou lésbica, não é? Tenho 12 anos, como Teresa.

CONTROLESICA DRAMÁTICA

DOUTORA A carta para aqui. Uma menina que praticou jogos sexuais com sua amiga e pensa que é lésbica. O que vocês pensam? É isso mesmo? Liguem e opinem.

EFECTO TELEFONE

DOUTORA Primeira chamada… Vejamos… alô?

MENINA Pois sabe, doutora, eu acho que sim, porque se essa garota gosta que outra mulher a toque…

DOUTORA Uma mulher não, porque Teresa, sua amiga, também tem 12 anos…

MENINA Mas a idade não importa, doutora, porque se você gosta de quem é do mesmo sexo que o seu é lésbica.

DOUTORA A idade sim importa, porque as meninas, as adolescentes, são curiosas. O que motiva esses jogos é a curiosidade.

MENINA Mas… curiosidade de quê, doutora?

DOUTORA Curiosidade de tudo. É que as meninas querem conhecer seu corpo, se está bem ou mal formado. Lembro de uma menina que queria averiguar se as meninas tinham a vulva na vertical ou na horizontal. Curiosidades infantis.

EFECTO TELEFONE

DOUTORA Um momento… alô?

JOVEM Sim, doutora… Sabe, eu não sei se essas meninas são lésbicas, não sei. Mas no caso dos homens é diferente.

DOUTORA Ah é… e por que?

JOVEM Se dois garotos começam a se apalpar… isso é suspeito.

DOUTORA Suspeito como? Os adolescentes homens também são curiosos. Querem saber se seu pênis é maior ou menor que o dos outros. Querem saber quem é mais potente, quem urina mais longe. Você nunca participou de uma competição de mijos?

JOVEM Mas uma coisa é urinar e outra… outra. Se dois garotos se juntam… não está claro que são homossexuais?

DOUTORA O que está claro é que são adolescentes. E que estão conhecendo seus corpos. Isso não tem nada de errado. Quando acaba a curiosidade, acabam esses jogos. Acredito que somos nós os adultos que exageramos sobre essas coisas e…

EFECTO TELEFONE

DOUTORA Vamos ver quem está na linha… alô?

VELHO Eu estou indignado, senhora doutora. Indignado porque a senhora está promovendo a promiscuidade, a veadagem, a corrupção de menores…. (ATAQUE DE TOSSE)

DOUTORA Calma, meu amigo, respire bem… Respire e escute. A orientação sexual das pessoas não se “promove”. Nem tampouco se define aos 10 nem aos 12 anos. A coisa não é assim.

VELHO E como a coisa é, então?

DOUTORA É normal que as crianças pratiquem esses jogos. Depois de alguns anos, irão definindo suas identidades sexuais. Quem for heterossexual, o será mesmo que tenha brincado com os do mesmo sexo. E quem for homossexual, o será mesmo que não tenha brincado nem de beijo-abraço-aperto-de-mão. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

EFEITO DESLIGA

DOUTORA Desligou… se vê que não gostou muito do que eu falei… Na verdade, amigas e amigos, não se alarmem pelo que não é mais que curiosidade infantil e adolescente. Outra coisa seria sim o jogo com um jovem maior, com uma garota maior… Aí seria um problema de abuso… Mas se são duas crianças, brincando de médicas e enfermeiros não há motivo para alarme. Assim que… assim que nada, porque já acabou o tempo. Até a próxima, amigas e amigos!

BIBLIOGRAFÍA
Aloyma Ravelo, 40 perguntas sobre o sexo, Editorial de la Mujer, la Habana 2009.