KIWAYU E PASACANA
Uma romântica lenda Aimara sobre a origem do Cardón.
LOCUTOR América Profunda. Buscando o futuro em nosso passado.
EFEITO RUIDOS DE PASOS
NARRADORA Se alguém se larga a percorrer os Andes, por onde for encontrará cardones.
EFEITO VENTO
NARRADORA Esses imensos cactos capazes de agüentar o frio e a altitude, o sol e o vento, de crescer solitários entre pedras ressecadas, de vencer o tempo.
CONTROLE COMO EL CARDON ANDA MI CORAZÓN SUBIENDO LOS BRAZOS, ROGANDO TU AMOR…
NARRADORA Quando nos encontramos frente a eles, esbeltos, erguidos, meio arrogantes, não deixamos de nos perguntar de onde vêm.
CONTROLE QUENA
NARRADORA Os aimaras contam que Kiwayu amava Pasacana e que ela desmanchava-se por ele. O amor que tinham era imenso mas, apesar disso, não podiam ficar juntos. Uma disputa de caciques os havia separado em dois bandos.
CONTROLE MÚSICA MISTÉRIO
NARRADORA Sua dor era tal que numa noite decidiram fugir para muito longe para poder ficar juntos. Mas foi impossível. Para onde iam, os guerreiros de ambas as tribos os perseguiam para evitar que continuassem juntos.
EFEITO PASSOS AGITADOS
NARRADORA Assim rogaram ao diabo para que os escondesse. Mas o diabo, como sempre, lhes pedia muito. Em troca de uma nuvem que os tornava invisíveis, exigia suas almas. E continuaram fugindo.
EFEITO VOZES PACHAMAMA
NARRADORA Pasacana rezou então para Pachamama. E a Mãe Terra a ouviu. Primeiro tomou a Kiwayu e o converteu em cacto. E em seu interior colocou Pasacana com a ordem de não sair nunca dali. É assim, dizem os aimaras, que o cardón cresce forte e espinhoso para proteger a sua amada. O que não pode evitar é que por todo canto, curiosa e assanhada, ela saia em forma de flor para banhar-se sob o sol qual fulgor da lua.
CANCIÓN AY FLORCITA DE CARDÓN
NARRADORA Os cardones que vemos hoje nos Andes são filhos dos filhos de Pasacana e Kiwayu. Eles, como seus pais, não reconhecem nações nem fronteiras, só têm uma pátria que, como antes, os alberga e os protege: a Pachamama.
www.americaprofunda.com.ar
você pode escutar o resto das produções na Radioteca.net
http://www.radioteca.net/indice.php?id_usuario=1200003