LA TRIPLE VOZ DE LA RADIO

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Palavras, efeitos, música. Qual das três vozes é mais importante?

O rádio é só som, só vóz. Mas uma vóz tríplice:

= A vóz humana, expressada em palavras. Vozes de locutores, de animadoras, artistas, jornalistas, entrevistadoras e entrevistadas, repórteres e reportagens.

= A vóz da natureza, do ambiente, as chamadas efeitos de som. Porque no mundo, além de mulheres e homens, também fala o vento e o mar. Falam os animais, rugem os motores, rangem as portas. Aguça os ouvidos e escutarás a teu redor todo um cenário sonoro.

= E a vóz do coração, que se expressa através da música. Melodias tristes e alegres, temas que pacificam e outros enervantes. Músicas com guitarra, com flautas ou com tambores. Cada sentimento humano tem seu rítmo e sua cadência.

Não há mais. Com estas três vozes se preparam todos os platilos. Estes som os únicos ingredientes na cozinha radiofônica. A criatividade ao combinar e recombinar estes três elementos produzirá os diferentes formatos.

Palavras, efeitos, música. Qual das três vozes é mais importante? As três. Eliminar una debilitaria a
as otras y empobrecería el lenguaje radiofónico. Igual que um pintor sem azuis ou vermelhos na paleta, a sedução do rádio não se conseguirá sem explorar todas suas possibilidades sonoras, sem um emprego original da tríplice vóz mencionada.

Música, palabras, efeitos. Lamentavelmente, muitas emissoras separaram o que o ouvido uniu. Palavras secas, por um lado. Canções por outro. E os efeitos práticamente desapareceram.

Sem dúvida, não há programa de rádio que não se enriqueça usando as três vozes do rádio. Num informativo, numa revista, numa reportagem e até num spot, podemos lançar mão de efeitos, música e palavras para dinamizar o formato.

As palavras mandam. As palavras humanas são as principais portadoras da mensagem. Mas estas palavras ganham “cor” com os efeitos. Não é o mesmo falar da guerra que escutar o ruído das bombas.

A música põe o “calor”, as emoções. Quê seria de uma cena de amor sem umas notas musicais em segundo plano? Quanto ganharia um editorial sobre o dereito a vever em paz com o Hino da Alegria de fundo?

Efeitos, música, palavras. Três códigos complementares para falar à imaginação da audiência.

LA TRIPLE VOZ DE LA RADIO

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.