LOCUTORES DE CINCO ESTRELAS (11)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Quer ser o locutor de maior sucesso? Quer ser a locutora mais popular? Conheça a teu público. Se entregue ao teu público.

Competir, triunfar profissionalmente, estar entre as primeiras posições do ranque… quem não ambiciona isso? Um locutor ou uma locutora não se resignam em ser escutados por um grupinho nem uma elite. Sua meta é a grande audiência. O problema é que a popularidade não se decreta: se conquista!

Como conquistá-la? Primeiro, não imitando a ninguém. Há quem desperdice sua vida remedando ídolos, deslumbrados pelos que eles consideram estrelas do microfone. Será que são mesmo? Em todo caso, deixe os macaquinhos na selva e busque seu estilo próprio. Não se sintas superior a nenhum colega e nem inferior. Desenvolva sua personalidade. Apóie-se em você mesmo. Atreva-se a ser diferente.

O estilo próprio é uma combinação harmoniosa das qualidades que cada um e cada uma tem. Consegue-se aproveitando ao máximo suas aptidões: voz, talento, temperamento, formação… O decisivo, entretanto, é a atitude com que o locutor ou a locutora se relacionam com sua audiência: calor? Pedantismo? Desânimo? Entusiasmo?

A base para estabelecer uma boa comunicação é a vontade de comunicar-se. Porque ser locutor não é ter linda voz, nem sequer tê-la educada. Ser locutor é sentir uma paixão por dirigir-se aos ouvintes, por dialogar com eles e elas. Uma paixão de falar. E uma paixão ainda maior de escutar. Antes que emissores, somos receptores. E nosso primeiro dever (isto é, primeiro prazer) será sempre atender aos demais e aprender com eles. Locutor e locutora se escreve com prefixo: interlocutor, interlocutora.

Alguém pensaria que a popularidade de um locutor se consegue, como o título de seu oficio indica, falando. Aqui ocorre, entretanto, o mesmo que nas relações interpessoais. Qual é o melhor amigo? O que fala mais? Ou quem nos escuta mais? Todo bom conversador sabe que o mais interessante para as pessoas são as próprias pessoas. Por isso, se quiser ganhar muitos amigos e amigas (na vida, na rádio ou no ciberespaço) comece interessando-se pelo outro, escutando mais que falando.

Quer ser o locutor de maior sucesso? Conheça a seu público. A que horas se levantam as donas-de-casa, com que música de fundo estudam as crianças, com que velocidade de locução os vizinhos preferem ouvir as noticias? Aprenda suas rotinas, seus horários, o trajeto de sua jornada. E acompanha essa jornada da cabine de locução. Não é a mesma coisa abrir o microfone de manhã e a meia-noite. Um jovem tem uma atitude de escuta muito diferente se é segunda ou se é sábado. O relógio e o almanaque marcam o passo. Trata-se de fazer a programação dançar no ritmo da vida cotidiana.

Quer ser a locutora mais popular, o locutor de maior sucesso? Entrega-te a teu público, sinta-o como amigos e amigas, pressinta-o como família, faça teus os gostos e os interesses das maiorias. Quando um locutor se identifica com os ouvintes, os ouvintes se identificam com ele. Quando uma locutora vai ao encontro das pessoas, sua palavra se multiplica, germina.

Assim são os locutores e locutoras de cinco estrelas. Assim é você.

ENVIENOS UM MINUTO DE TUA LOCUÇÃO PARA VER
COM QUAL DOS DEZ LOCUTORES OU LOCUTORAS VOCÊ SE PARECE
BIBLIOGRAFÍA
Locución en la radio popular, ALER, Quito 1991.

LOCUTORES DE CINCO ESTRELAS (11)

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.