MÃE É UMA SÓ

Radioclip en texto sin audio grabado.

A mamãe morcego supera a muitas mães.

CONTROLESICA NEW AGE

EFEITO ASAS BATENDO GUINCHOS

LOCUTORA A natureza lhe impôs um desafio muito superior ao de outras mães.

EFEITO SOBE AO PRIMEIOR PLANO O BATER DE ASAS

LOCUTORA A cada ano, as morcegas rabudas abandonam os seus parceiros e voam 1300 quilômetros do México até o Sul dos Estados Unidos. Estão gestando e buscam uma caverna quente para suas crias.

EFEITOS MUITAS ASAS BATENDO

LOCUTORA As cavernas foram aprovadas. A de Bracken, no Texas, alberga mais de 20 milhões destes mamíferos voadores.

LOCUTOR No interior, as mamães amontoam seus recém-nascidos, ainda rosados e sem pelo, em uma incrível densidade de mil e seiscentos bebês por metro quadrado.

LOCUTORA Uma mãe regressa da caçada de mariposas. Poderá encontrar a seu filho em meio a semelhante tumulto, com milhões de morceguinhos guinchando ao mesmo tempo? Sim, cada mãe tem um tom e uma freqüência de som especial para identificar o seu. E este a responde. São como radares viventes.

LOCUTOR Reconhecido o filho, a mãe morcega tenta aproximar-se dele. Para conseguir isso, tem que abrir caminho entre uma massa infinita de pequenos corpinhos brilhantes que se apinham tentando extrair-lhe um bocado de leite. Suas tetas estão nas axilas, de maneira que ela deve manter as asas fechadas enquanto chuta e morde a quem a ataca.

LOCUTORA Quando finalmente mãe e filho se encontram, ela levanta a asa e sua cria mete o focinho para mamar. Satisfeito o bebê morcego, a mãe exausta empreende vôo, se pendura pelas patas e tira um curto descanso. Em breve, terá que começar outra vez a busca de seu próprio alimento e a lactância.

LOCUTOR Mãe é uma só, dirá feliz o morceguinho.

CONTROLESICA EVOCADORA

LOCUTORA Deixe-se surpreender pela natureza. Ela não te pertence. Você pertence a ela.

BIBLIOGRAFÍA
David Attenborough, La vida a prueba, RBA, Barcelona 1990.