MAGIA DIGITAL (2)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Dinamize suas produções com estes efeitos técnicos: “reverb”, ecos, pitch…

No radioclip anterior, vimos o uso do “reverb”. No de hoje, aprenderemos como fazer para que sua voz se pareça a um robô ou cante como Alvin e os esquilos.

DELAY

Embora sejam muito similares e se confundam entre si, o “delay” não é o mesmo que um “reverb”. Como já vimos, o “reverb” são reverberações de ondas, e o “delay” são repetições de palavras.

Isso significa que falar de “delay” é imaginar-se no alto de uma montanha gritando e escutando o ECO, ECO, ECO… de nossas palavras.

Enquanto o “reverb” nos transporta a uma cena, o “delay” pode nos servir para enfatizar e destacar algumas frases do roteiro.

Por exemplo, se nosso spot terminar dizendo SE ACABA, podemos dar a ele maior dramatismo se lhe acrescentamos um “delay”.

FRASE COM DELAY / FRASE SEM DELAY

É também um bom recurso para recriar cenas que acontecem em exteriores.
Por exemplo, um orador em uma manifestação.

EXEMPLO, DISCURSO AO AR LIVRE.

PITCH

Serve para acelerar ou desacelerar a voz. Na verdade, não acrescenta rapidez, mas aumenta ou abaixa tons ou semitons da voz. Por isso, foi um efeito que inicialmente foi criado para corrigir as desafinações musicais.

Isto faz com que a voz soe mais aguda ou mais grave. É o truque que é usado para falar como os simpáticos esquilos dos desenhos animados.

VOZ NORMAL SEM PITCH
VOZ TONS AUMENTADOS
VOZ TONS DIMINUIDOS

PHASER / FLANGER / WAHWAH

São efeitos que distorcem e variam a voz. O “wah-wah” é como o choro de um bebê. O “flanger” e o “phaser” provocam um vai-e-vem de sons.

EFEITO FLANGER / EFEITO PHASER / EFEITO WAHWAH

VIBRATOR

Se você quiser simular a voz de um robô, este efeito é o indicado. Há alguns tipos de “vibrator” que podem se ajustar ponto por ponto, já que há momentos em que soa normal e em outros vibra.

EFEITO VIBRATOR


MODULADOR DE TELEFONE

É normal imaginar produções onde alguém faz um telefonema. Há efeitos que agem como filtros telefônicos. Com eles, ninguém pensaria que a ligação não é real.

EFEITO TELEFÔNICO

PLUGINS

Além dos efeitos que cada programa contem, podemos instalar no computador alguns plugins.

Estes plugins são subprogramas que trabalham sob outros softwares. Há uma infinidade deles com efeitos de todo tipo. Alguns dos famosos e recomendados são o iZotope e os diferentes pacotes Waves.

Continue praticando… e no próximo radioclip veremos como e quando usar os efeitos técnicos.

MAGIA DIGITAL (2)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.