MESAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Três diferentes formatos jornalísticos com três tipos de mesas

Em uma rádio cidadã, podemos praticar diferentes formatos jornalísticos com três tipos de mesas.

fot LasAs mesas redondas

A mesa não tem esquinas nem arestas porque se trata de complementar ideias em torno de um tema, iluminá-lo a partir de distintos ângulos. O animador ou animadora da mesa busca a participação equilibrada de todos os participantes. Este formato também é conhecido como “painel”.

fot As mesas de debate

Estas são quadradas, como ringue de box. Os convidados e convidadas vêm para debater, para fixar posições e a defendê-las. A mesa possui uma pessoa que modera e que assim se chama porque sua primeira responsabilidade é baixar os ânimos, impedir as agressões verbais, manter a o nível da polêmica.

fot As mesas de resolução de conflitos

São triangulares, porque esta forma aproxima os que estão em conflito. Ao centro, o facilitador ou facilitadora cuja missão é tratar de aproximar os interesses contrapostos. Nas duas laterais, os que vão tentar uma solução para o problema.

Estas mesas podem ser transmitidas ao vivo, ainda que isso possa colapsar a dinâmica da negociação. A emissora, por sua credibilidade, pode convocar ambas as partes e avançar a portas fechadas o intercâmbio. Se este chega a bom termo, será ocasião de dar a conhecer os resultados ao grande público. Do contrário, se guarda discrição.

Nestas mesas, ainda que a emissora tenha uma opinião formada, inclusive uma linha editorial que favoreça uma das partes, o facilitador ou facilitadora da negociação jogará com imparcialidade jornalística, como nas mesas de debate.

Os três tipos de mesas, bem manejadas, servem para ir posicionando temas relativos aos valores cidadãos. A terceira, entretanto, é um formato tão útil como pouco experimentado em nossos meios. Experimentemos. E obteremos estupendos resultados.

MESAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.