MEU MELHOR POWER POINT (3)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Já estou com a minha apresentação pronta. Agora… exibi-la para o público!

A sua apresentação já ficou pronta? Pois aqui vão algumas dicas para antes, durante e depois da mesma.

ANTES

Revise sua apresentação. Cheque a ordem dos slides, os efeitos, os clics, os sons… Tudo bem?

Leve um par de cópias de sua apresentação. Se uma não abre, seguramente a outra vai abrir. Lembre-se que um power precavido vale por dois.

Para sua apresentação, você precisará de três coisas: computador e tela (ou parede clara onde projetar). Com tempo suficiente, pergunte se o salão conta com esses equipamentos, se estão em bom estado e cumprem todas as características de que você precisa.

Não confie no que te dizem. Veja você mesmo o salão, prova o vídeo e o áudio. Assegure-se que tudo esteja funcionando bem. Deixe tudo preparado. (É horrível quando o equipamento não funciona e se tenta consertálo enquanto as pessoas esperam e se desesperam).

O computador deve ter:
leitor de CD ou porta de USB (ou o leitor para seu arquivo).
– Power Point instalado na versão em que foi gravado ou superior.
– o mouse e teclado funcionando.
– alto-falantes (se sua apresentação tem áudio).

O projetor deve ter o foco em bom estado. O salão deve poder escurecer-se o suficiente para ver bem a tela.

Tenha a mão o nome do técnico encarregado dos equipamentos. Assim se algo falhar, sabe a quem recorrer.

Tenha sempre preparado um “plano B” se o equipamento, apesar de tudo, não quiser funcionar. Leve sua apresentação impressa em papel. Não fique nervoso. Faça sua exposição com toda tranqüilidade do mundo. O power não é o fundamental. O fundamental é sua voz, suas explicações.

Não apague tanto as luzes que pareça um cinema. Com uma penumbra será suficiente para que os participantes vejam a apresentação e, ao mesmo tempo, possam tomar nota.

DURANTE

Lembre sempre que o protagonista da exposição não é o power, mas você. O power é uma ajuda, com a lousa ou flip chart. Por isso, é melhor que a tela não esteja no centro do salão, mas de lado. E você se coloque no centro. Nunca se posicione na frente da tela.

Os slides são só um apoio para o que você vai dizer. Não se limite a ler o que diz a tela. Estuda seus slides, prepara bem o que vai dizer, o que você pretende desenvolver.

Com as indicações dos clips anteriores (LINKS) você deve ter notado que nas apresentações de Power Point colocam-se desenhos, fotos esquemas, gráficos… e muito poucas letras. Os power de pura letra (como um livro projetado) dão sono. Até você se aborrecerá.

Não fique de costas para o público. Olhe para seu púbico, converse com ele. A tela lhe servirá como ajuda para conversar melhor.

Também não abuse do ponteiro laser. Aprenda a controlá-lo, de modo que não se mova nervosamente por toda a tela e pelas paredes.

Não fique muito sério nem muito cerimonioso. Não use palavras confusas. Lembre-se que a informalidade é o que está na moda. E que o bom humor foi e continuará sendo a melhor pedagogia.

Antes de mudar de slide, pode ver se há alguma pergunta, algo que não ficou claro. A apresentação deve ser interativa. O power não é um “espetáculo para ver”, mas um “esquema para conversar”.

DEPOIS

Acabada a apresentação, acenda as luzes e pergunte se tudo ficou claro, se há perguntas ou comentários.

Já de volta, avalie a sua apresentação. O power é uma ferramenta dinâmica. Quais os slides que devo tirar ou acrescentar, quais modificar, que textos não foram compreendidos, que sons sobravam ou faltavam? Assim melhorarás sua apresentação da próxima vez.

E agora, vai celebrar sua “poderosa” apresentação. Saúde!