MULHERES E TICS

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Descarregue os materiais e guias do projeto de capacitação em Gênero e TIC para mulheres peruanas. Um projeto de ILLA, UNESCO e RADIALISTAS.

Na América Latina, o acesso à Internet é ainda escasso. Os números mais otimistas falam de mais de 30% da população acessando regularmente a Rede. Mas o número é muito menor se pensamos nas zonas rurais e nas mulheres destes lugares. Este vazio de informação virtual continua sendo suprido pelos poucos meios comunitários que têm sido o canal predileto para que milhares de pessoas isoladas ou marginalizadas façam ouvir sua voz.

Para que o serviço de comunicação comunitária se fortaleça, se expanda e melhore sua qualidade, ILLA Centro de Comunicação e Educação levou a cabo duas oficinas no Peru, em Chiclayo o primeiro e em Lima o segundo, em fevereiro de 2013. O objetivo foi capacitar as jornalistas comunitárias em ferramentas chave para navegar na Internet, fazer uma página web, utilizar redes, plataforma 2.0, criar uma rádio online, subir áudio e vídeo ao ciberespaço, manejo de blogs e podcasting.

Além disso, capacitaram as jornalistas na condução de programas de rádio com perspectiva de gênero a fim de reduzir estereótipos sexistas nos conteúdos da programação e promover um enfoque de trabalho baseado na igualdade e reivindicar o lugar das mulheres na sociedade. Desse modo, vinculando as TIC à rádio, conseguem uma comunicação com perspectiva de gênero em seu trabalho diário.

Esta iniciativa contou com o apoio do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (PIDC) da UNESCO e de Radialistas Apaixonadas e Apaixonados como capacitadoras nas oficinas.

Convidamos você a que visite a plataforma do projeto onde encontrará todos os materiais necessários para replicar a oficina em tua rádio, meio de comunicação ou comunidade.

http://www.radialistas.net/genero_y_tic.php

Há também o Guia Metodológico da oficina junto a outros conteúdos de interesse sobre Gênero e TIC.

Você pode ouvir e descargar as micro reportagens realizadas em ambas as oficinas. Também pode difundi-las por tua emissora. E não deixe de conhecer as integrantes do projeto nas Galerias Fotográficas das oficinas.

MULHERES E TICS

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.