NÃO DAR MAIS E SIM ROUBAR MENOS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Um bilhão de seres humanos passam fome…

LOCUTORA A seguir, a transcrição de uma entrevista com o sociólogo, analista político e funcionário das Nações Unidas, Jean Ziegler. Bom dia, professor Ziegler…

ZIEGLER Bom dia…

LOCUTORA Professor, em um recente livro seu o senhor fala de um mundo profundamente injusto… Uma ordem mundial “canibal”… É uma acusação bastante dura, o senhor não acha?

ZIEGLER É que vivemos em uma ordem canibal do mundo. Ouça: a cada cinco segundos morre uma criança de menos de 6 anos. 37 mil pessoas morrem de fome a cada dia e mais de um bilhão, quase uma sexta parte da humanidade, sofre de desnutrição permanente.

LOCUTORA E enquanto isso?

ZIEGLER Enquanto isso, as 500 maiores multinacionais controlaram no ano passado 53 por cento do Produto Interno Bruto mundial. Esta oligarquia do capital financeiro organizado tem um poder como jamais teve um papa, um rei ou um imperador.

LOCUTORA Recentemente, houve uma reunião nas Nações Unidas para tratar o tema da fome no mundo.

ZIEGLER Sim, claro, e o secretário general Ban Ki Moon disse que a fome no mundo poderia ser erradicada com 40 bilhões de dólares.

LOCUTORA Isso é certo?

ZIEGLER É uma loucura, porque o problema não é que haja pouco dinheiro para os subsídios de cooperação… são as estruturas da ordem criminosa do mundo as que fabricam a cada dia o massacre cotidiano da fome. A solução da fome não é dar mais… e sim roubar menos.

LOCUTORA E quais são essas “estruturas da ordem criminosa”?

ZIEGLER Esta ordem criminosa baseia-se em três pilares. O primeiro é o “dumping”, isto é, exportar produtos a um preço mais baixo que no próprio país agrícola. Assim afunda a produção nacional, obriga a que comprem produtos estrangeiros… e depois as transnacionais sobem os preços e afundam o país intero.

LOCUTORA Por exemplo?

ZIEGLER Por exemplo, a União Européia exporta produtos agrícolas a África a preços muito baixos… Assim, destrói a agricultura africana.

LOCUTORA Esse é o primeiro pilar da ordem criminosa. O segundo?

ZIEGLER O segundo são os biocombustíveis, os agrocombustíveis… Queima-se milhões de toneladas de trigo e milho para alimentar os carros, os caminhões… Imagine, queimar alimentos em um planeta onde a cada cinco segundos uma criança morre de fome… isso é um crime contra a humanidade…

LOCUTORA E o terceiro pilar?

ZIEGLER O terceiro pilar da injustiça mundial é a especulação das bolsas de valores… a especulação sobre o arroz, o trigo, o milho, sobre os alimentos fundamentais. Depois da crise financeira de 2008, as bolsas se dedicaram a especular com as matérias primas… e arruinaram os preços dos alimentos básicos da humanidade…

LOCUTORA Mas, a fome não é devido ao fato de sermos muitos, e que o planeta está superpovoado?

ZIEGLER Veja você. A FAO, o organismo das Nações Unidas para a alimentação, diz que a agricultura do mundo poderia alimentar 12 bilhões de pessoas. É, praticamente, o dobro da população atual. Então, o problema não é que somos muitos, mas que uns poucos açambarcam tudo.

LOCUTORA Então, qual é a causa da fome no mundo?

ZIEGLER A avareza dos países ricos, das transnacionais. No mundo atual, assistimos a um assassinato em massa silencioso. A fome não é coisa do destino nem de Deus. Os causantes, os culpados estão bem identificados. As empresas transnacionais, o Ocidente arrogante… porque por trás de cada morte por fome há na verdade um assassinato.

LOCUTORA Muito obrigada, professor Jean Ziegler.

BIBLIOGRAFÍA
http://www.kaosenlared.net/noticia/jean-ziegler