O CABELEIREIRO
Lembre que o ladrão da rua te rouba a carteira e o celular. Mas o mal político te rouba tua saúde, teu trabalho, a aposentadoria… e até a consciência. O primeiro ladrão escolhe você. O segundo ladrão… você que escolhe.
NARRADORA Um dia, uma florista foi ao cabeleireiro cortar o cabelo. (TESOURAS) Depois do corte, lhe perguntou quanto lhe devia e o cabeleireiro lhe respondeu:
CABELEIREIRO Não posso cobrar nada. Esta semana estou fazendo serviço comunitário.
NARRADORA A florista ficou muito contente e saiu. No dia seguinte, quando o cabeleireiro foi abrir o negócio, encontrou uma nota de agradecimento e uma dúzia de rosas na porta.
CONTROLE MÚSICA DE TRANSIÇÃO
NARRADORA Depois entrou um pasteleiro para cortar o cabelo, e quando foi pagar, o cabeleireiro respondeu:
CABELEIREIRO Não posso aceitar dinheiro. Esta semana estou fazendo serviço comunitário.
NARRADORA O pasteleiro ficou contente e se foi. Na manhã seguinte, o cabeleireiro encontrou uma nota de agradecimento e uma dezena de pasteis que o esperavam na porta de seu negócio.
CONTROLE MÚSICA DE TRANSIÇÃO
NARRADORA Mais tarde, uma professora foi também cortar o cabelo e no momento de pagar, o homem outra vez respondeu:
CABELEIREIRO Não posso cobrar nada. Esta semana estou fazendo serviço comunitário.
NARRADORA A professora se foi com muita alegria. Na manhã seguinte, quando o cabeleireiro abriu, havia uma nota de agradecimento e vários livros de presente.
CONTROLE MÚSICA DE TRANSIÇÃO
NARRADORA Então, um deputado foi cortar o cabelo e quando foi pagar o cabeleireiro novamente disse:
CABELEIREIRO Não posso aceitar dinheiro. Esta semana estou fazendo serviço comunitário.
NARRADORA O deputado se foi contente. No dia seguinte, quando o cabeleireiro foi abrir o local, havia 12 senadores, 7 deputados, 15 vereadores, um prefeito com seus secretários, a esposa do prefeito e seus 6 filhos, fazendo fila para cortar o cabelo grátis…
CONTROLE MÚSICA IRÔNICA
CABELEIREIRO Isso, meus amigos e amigas, mostra a diferença entre os cidadãos comuns como nós e algumas pessoas que nos governam. Por favor, nas próximas eleições, vote com cuidado. Lembre que o ladrão da rua te rouba a carteira e o celular. Mas o mal político te rouba tua saúde, teu trabalho, a aposentadoria… e até a consciência. O primeiro ladrão escolhe você. O segundo ladrão… você que escolhe.
Atenciosamente, o cabeleireiro.