O ESCONDERIJO DO AMOR
O amor é cego… e a loucura sempre o acompanha. Você sabe como aconteceu?
NARRADOR Contam que uma vez se reuniram num lugar da terra todos os sentimentos e qualidades dos homens.O ABURRECIMENTO boscejava pela terceira vez, quando a LOUCURA, sempre tão louca, lhes propôs:
LOUCURA Vamos jogar às escondidas!
NARRADOR A INTRIGA levantou a cabeça intrigada, enquanto que a CURIOSIDADE não podia conter-se:
CURIOSIDADE As escondidas?… Conta-me, eu quero saber, conta-me!
NARRADOR A loucura lhes explicou:
LOCURA É um jogo em que eu tapo a minha cara e começo a contar de um até um milhão enquanto todos vocês se escondem, e quando eu tenha terminado de contar, o primeiro de vocês que encontre ocupará meu lugar para continuar o jogo.
NARRADOR O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA. A ALEGRIA deu tantos saltos que terminou por convencer à DUVIDA, e inclusive à APATIA, a que nunca lhe interessava nada.
NARRADOR Mas não todos quiseram participar. A VERDADE prefiriu não esconder-se. Para que, se a final sempre a falavam?E a SOBERBA opinou:
SOBERBA É um jogo muito besta.
NARRADOR No fundo, o que lhe incomodava era que a ideia não houvesse partido dela. E a COVARDIA disse:
COVARDIA Não, eu prefiro não arriscar-me.
NARRADOR Mas a LOUCURA começo a contar:
LOCURA Um, dos, três, quatro, cinco…
NARRADOR A primeira em esconder-se foi a PREGUIÇA, que como sempre se deixou cair depois da primeira pedra do caminho e aí ficou.
LOUCURA 426, 427, 428…
NARRADOR A FÉ subiu ao céu. A INVEJA se escondeu atras da sombra do TRIUNFO que com seu próprio esforço havía conseguido subir à copa da árvore mais alta. A GENEROSIDADE, ao contrário ,quase não encontrava lugar onde esconder-se. Cada lugar que falava lhe parecia fantástico para alguns de seus amigos…
UM Olha, um lago cristalino.
GENEROSIDADE Isso é ideal para a BELEZA.
UM A oco de uma árvore!
GENEROSIDADE Isso é perfeito para a timidez.
UM O vôo da mariposa!
GENEROSIDADE O melhor para a VOLUPTUOSIDADE.
UM Uma rájada de vento!
GENEROSIDADE Magnífico para a LIBERTADE.
NARRADOR Assim que a GENEROSIDADE terminou por ocultar-se num raiosinho de sol. O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um sitio muito bom desde o princípio, ventilado e cômodo.
EGOÍSMO Mas este sitio é só para mim. Aqui ninguém se esconde. Só eu.
NARRADOR A MENTIRA se escondeu no fundo dos oceanos.
MENTIRA Mentira, na realidade me escondi detrás do arco iris.
NARRADOR A PAIXÃO e o DESEJO se ocultaram juntas, no centro dos vulcões. E o OUVIDO…
OUVIDO O que?
NARRADOR Bom, o ouvido se nos esqueceu. Mas isso não é o importante. Quando a LOUCURA contava…
LOCUTOR 999.999…
NARRADOR … O AMOR não tinha lugar onde esconder-se porque todos os lugares da terra estavam ocupados. Até que avistou um jardim de rosa e, enternecido, o AMOR se escondeu entre as rosas.
LOCURA Um milhão!
NARRADOR … Contou a LOUCURA e começou a buscar. A primeira em aparecer foi a PREGUIÇA, a só dois passos da primeira pedra. Logo escutou a alguem discutindo com Deus sobre teologia.
LOCURA Essa é a FE. Te encontrei!
NARRADOR À PAIXÃO e o DESEJO os sentiu no vibrar dos volcões. Num descuido descubriu à INVEJA e, seguramente, pode deduzir onde estava o TRIUNFO. AO EGOÍSMO não teve nem que buscá-lo porque ele sozinho saiu disparado de seu esconderijo que haviía resultado ser um ninho de vespas.
EGOÍSMO GRITOS
NARRADOR De tanto caminhar, a loucura sentiu sede. Foi-se ao lago cristalino e…
LOUCURA A BELEZA!… Te encontrei!
NARRADOR Com a DUVIDA tornou-se mais fácil todavia, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem se decidir ainda…
DUVIDA De que lado me escondo, ein?
NARRADOR Así fue encontrando a cada um dos sentimentos. Ao TALENTO entre a erva fresca, à ANGUSTIA numa escura cova, a MENTIRA detrás do arco iris…
MENTIRA Mentira, se estava escondida no fundo dos oceanos.
NARRADOR E ao OUVIDO…
OUVIDO Ai, se me esqueceu que estava jugando às escondidas!
NARRADOR Só o AMOR não aparecia por nenhuma parte. A LOUCURA buscou detrás de cada árvore, sob cada rio do planeta, em cima das montanhas… Ficou louca buscando…Já estava dando-se por vencida, quando avistou um jardim de rosa… Se aproximou lentamente… Tomou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando repentinamente um doloroso grito se escutou…
AMOR Ai!
NARRADOR As espinhas haviam ferido nos olhos ao AMOR. A LOUCURA não encontrava como disculpar-se… Chorou, rogou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia. Desde então e até hoje, desde a primeira vez que se jugou à escondidas na terra, o amor é cego… e a loucura sempre o acompanha.