O IRMÃO CLAVELITO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Um caipira cubano que soube explorar a infinita credulidade dos seres humanos.

LOCUTORA Correm dos anos 50. Em Havana, União Rádio contrata um caipira de monte adentro, para animar um de seus programas matinais. Com sua viola, Miguel Alfonso Pozo, aliás Clavelito, improvisa décimas e acumula popularidade.

LOCUTOR No começo, os ouvintes escrevem para saudá-lo e também para consultar sobre amores e desenganos. E Clavelito responde, aconselha, inspira, persuade.

CONTROLE VIOLA

LOCUTORA No dia de seu aniversário, o já famoso Clavelito agradeceu a uma ouvinte imaginária…

CLAVELITO Quero agradecer muito especialmente a esta amiga ouvinte que me envia… um peso!… Um dólar para que eu compre um presente.

LOCUTORA Foi uma reação em cadeia. No dia seguinte, começaram a chegar cartas autênticas com dinheiro dentro.

LOCUTOR Clavelito mencionava os nomes de seus admiradores e lhes desejava boa sorte e lhes dava conselhos.

CONTROLE VIOLA

LOCUTOR Alguns dias depois…

VELHA Clavelito é um santo!… Eu segui seus conselhos e me curou de uma úlcera na barriga.

LOCUTORA Foi uma chuva de cartas, todas com um dólar, todas pedindo uma cura. Clavelito recomendava cozimentos de calêndula para as cólicas, emplastos de figueira para inchaço, xarope de cabaça, suco de aroeira contra o mal olhado e quebrantos…

CLAVELITO (CANTANDO) Põe teu pensamento em mim

Verá que neste momento

Minha força de pensamento

Exerce o bem sobre ti.

LOCUTOR Em 1952, chegou a receber 60 mil cartas por mês. Uma caminhonete da emissora ia diariamente com um saco para recolhê-las.

LOCUTORA Visto seu sucesso, Clavelito fez um chamado para que seus fiéis trouxessem garrafas de água à rádio. Com uma lanterna de plástico verde, o curandeiro radiofônico ia iluminando as garrafas…

CLAVELITO Água magnetizada, milagrosa!… Bebam para espantar os males do corpo e da alma…

LOCUTOR Como a maioria dos ouvintes não podia ir pessoalmente à emissora, Clavelito inventou o magnetismo à distância. Pediu que colocassem em suas casas, sobre os receptores, enquanto ele falava, um copo com água. Os fluídos energéticos chegariam através das ondas do rádio.

HOMEM O irmão Clavelito me curou! Eu tinha uma dor aqui, nos rins, e já não sinto mais nada!… Louvado seja Deus e louvado seja Clavelito!

LOCUTORA Nenhuma radionovela teve tanto sucesso naqueles anos como o correio de Clavelito, aquele caipira cubano que soube explorar a infinita credulidade dos seres humanos.

CONTROLE VIOLA

LOCUTORA Aconteceu ontem e acontece hoje. Aconteceu em Havana e acontece em São Paulo, em Buenos Aires e em Montreal, no Pólo Norte e no Pólo Sul.

LOCUTOR E LOCUTORA Clavelito tornou-se rico com a história da água magnetizada. Outros o fazem com pomadas milagrosas, amuletos, quartzos da sorte, velas mágicas, a cruz de caravaca, a rosa mística, a coroinha de são josé, o santo sudário, pare de sofrer, estigmas, curas, virgens que choram, diabos que assustam, anjos que guardam, deuses e demônios que só vivem em nossa cabeça, em nossa imaginação. 

BIBLIOGRAFÍA
Reynaldo González, Llorar es un placer, Letras Cubanas, La Habana 1988.