O LIBRETO E SUAS FORMALIDADES
Algumas normas técnicas para a redação dos libretos radiofônicos…
Como se escreve um libreto para rádio? Não há uma só forma. Mas as seguintes indicações podem ser úteis para os que atuam, para quem dirige e para quem primeiro grava e depois edita o programa.
-Escreva em papel branco e de um lado só. Que o papel seja firme para evitar rangidos.
-Escreva em espaço duplo para poder fazer anotações posteriores.
-Não divida as palavras no final da linha nem o parágrafo no final da folha. Isto dificulta a leitura.
-Numere as linhas. Economiza tempo na hora de repetir uma cena ou uma locução.
-Os nomes dos PERSONAGENS são escritos à esquerda e em maiúsculas.
-As MARCAÇÕES de tons para os atores são escritas dentro do texto, em maiúsculas e entre parêntesis. Não se deve abusar delas. Sujam a leitura e podem ser suprimidas com os símbolos de pontuação normais (? !…) ou com pautas no ensaio.
-Uma mudança importante de entonação que um ator deve fazer, costuma-se indicar com um (T). Se o que se quer é uma pausa especial, se indica (PAUSA).
-Os PLANOS também são indicados em maiúsculas e entre parêntesis. O primeiro plano é pressuposto. Só se indicam os 2P e 3P, ou os deslocamentos (DE 3P a 1P, de 1P a 3P).
-A MÚSICA, tanto cortinas como fundos musicais, se indica como CONTROLE. Detalha-se em maiúsculas e sublinhado.
-Os EFEITOS DE SOM, seja os que se tomem de discos ou que se façam diretamente na cabine, indicam-se como EFEITO e escrevem-se em maiúsculas e sublinhados.
-Tire cópias claras, uma para cada ator, uma para quem dirige e outra para o técnico.
Vejamos tudo o que foi dito em um exemplo.
Em todo caso, o importante é que cada equipe de produção encontre a forma mais cômoda e prática para escrever seus libretos.