ONDE SE DIZ IRAQUE PONHA EUROS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Qual foi o motivo da invasão norte-americana do Iraque? Terá relação com a debilidade do dólar frente ao euro?

CONTROLESICA DE MISTÉRIO

SHERLOCK Olá. Permitam-me que me apresente. Sou o famoso detetive Sherlock Holmes. Como sempre, fui convidado para investigar um crime.

WATSON E eu sou o infalível Watson, ajudante de Sherlock.

SHERLOCK Hoje, meu caro Watson, faz mais um ano da invasão do Iraque.

EFEITO RUÍDOS DE GUERRA

SHERLOCK Até hoje, calcula-se em 700 mil civis mortos, um país arrasado, destruído. Muito bem, sempre que há um crime, devemos perguntar pela motivação secreta que teve o criminoso.

WATSON Neste caso, o criminoso foi os Estados Unidos.

SHERLOCK Pense, amigo Watson. Qual terá sido o motivo da invasão do Iraque? O que se esconde por trás dessa guerra suja?

WATSON Bom, os gringos dizem que foi para acabar com o ditador Saddam Hussein.

SHERLOCK Não pode ser, Watson, porque há muitos ditadores em vários países do mundo. (BAIXA VOZ) Além disso, se é de ditadores que se trata, Estados Unidos teria que invadir a si mesmo para derrocar o seu presidente, o psicopata George W. Bush.

WATSON Dizem que invadiram o Iraque para encontrar armas nucleares, armas químicas…

SHERLOCK Mais seriedade, Watson. Essa história das armas de destruição massiva nem a avó da Chapeuzinho acreditaria. Iraque não tinha essas armas e isso Bush e seus aliados britânicos já sabiam. Por que, qual foi o motivo da invasão do Iraque?

WATSON (MEIA VOZ) O que todos dizem, Sherlock, é que os Estados Unidos queria ficar com o petróleo do Iraque.

SHERLOCK Certo… Mas se esse fosse o único motivo, poderiam comprar petróleo a um preço razoável e economizariam o custo da guerra.

WATSON Então?

SHERLOCK Meu olfato de detetive me diz que aqui nesse mato tem coelho.

WATSON A que te refere, Sherlock?

SHERLOCK Escute este dado, Watson.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

JORNALISTA Em novembro de 2000, Iraque mudou suas reservas monetárias que eram em dólares… para euros, a moeda européia.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

WATSON Não entendo, Sherlock. Dormi mal e minha cabeça está confusa.

SHERLOCK Esse atrevimento de Saddam Hussein era perigosíssimo para a economia norte-americana. Nem tanto pela quantidade de dinheiro trocado, mas pelo mau exemplo que começava a contagiar-se. Poucos meses depois do Iraque, a Coréia do Norte também passou para o euro. Irã também passou suas reservas para o euro.

WATSON Um momento, Sherlock… Iraque, Irã, Coréia do Norte… os países que Estados Unidos qualificou como o “eixo do mal”!

SHERLOCK Percebe, Watson? Esse é o verdadeiro “mal” que temem os norte-americanos. Porque Irã decidiu vender seu petróleo em euros. E a Venezuela propõe substituir o dólar por outras moedas. Também a Rússia e a China estão falando de fazer o mesmo.

WATSON Então, se entendo bem, a guerra contra o Iraque foi uma pressão dos Estados Unidos para impedir esse cambalacho de moedas.

SHERLOCK Exatamente. Porque o dólar está baixando e o euro subindo. Porque a economia norte-americana está doente. Os Estados Unidos se converteram no maior devedor do mundo. Compram mais do que vendem. Na Argentina, por muito menos que isso, ocorreu uma desvalorização acachapante.

WATSON E por que não acontece essa desvalorização na gringolândia?

SHERLOCK Porque o dólar ainda é o padrão monetário. Os Estados Unidos botam a maquininha pra funcionar e imprimem esses papeizinhos verdes que chamamos de “dólares” e com isso pagam e com isso compram.

WATSON (VOZ MISTÉRIO) E o que aconteceria, Sherlock Holmes, se os países, um a um, especialmente os países petroleiros, deixassem o dólar e passassem para o euro?

SHERLOCK O dólar se esborracharia como uma jaca. Os Estados Unidos teria uma crise, uma quebra pior que a dos anos trinta. E tudo indica que ela está se aproximando. É só questão de tempo.

WATSON O fim do império do dólar, então?

SHERLOCK Elementar, meu caro Watson.

BIBLIOGRAFÍA
Juan Agulló, Donde diga Irak, ponga euros, www.rebelion.org/internacional/030411agullo.htm