SOBRE UMA PONTE DE PAPEL
Iraque, berço da civilização, lar de profetas, destroçado por um selvagem, George W. Bush.
LOCUTORA Dizem que entre o rio Tigre e o Eufrates se encontrava o Jardim do Éden.
LOCUTOR Dizem que há dez mil anos, nessas terras que hoje se chamam Iraque, as mulheres inventaram a agricultura. Aprenderam a semear trigo e cevada.
MULHER Com nossas mãos, amassamos os primeiros pães do mundo.
EFEITO VENTO
LOCUTOR Os homens fabricaram os primeiros tijolos de barro e ergueram torres imensas para explorar as estrelas.
LOCUTORA Dizem que uma delas, a Torre de Babel, era tão alta que raspava o céu.
CONTROLE MÚSICA ÁRABE
LOCUTOR Também no Iraque, há seis mil anos, a escrita foi inventada. As primeiras letras eram gravadas em barras de argila.
REI (SOLENE) Que a sabedoria nos guie. Que nossos filhos, lendo estas palavras, nunca esqueçam sua gloriosa história.
LOCUTORA O rei assírio Assurbanipal fundou a primeira biblioteca da Humanidade na cidade de Nínive, hoje Mosul, no norte do Iraque.
LOCUTOR Mesopotâmia, que também foi o nome do hoje atual Iraque, foi berço das civilizações antigas. Em suas férteis terras viveram acádios e sumérios, assírios e babilôios.
CONTROLE MÚSICA ÁRABE
LOCUTORA No Iraque foi erguida uma das maravilhas do mundo, os Jardins Suspensos da rainha Semíramis.
HOMEM Quem alguma vez os viu, nunca pôde apagá-los de seus olhos.
LOCUTORA O Iraque foi conquistado pelos árabes no século 7 de nossa era. Sua capital chegou a ser o centro do Império Islâmico, desde Marrocos até a Índia.
LOCUTOR Na mágica Bagdá, junto às tranqüilas águas do Tigre, a princesa Sherazade contou mil e um contos durante mil e uma noites.
CONTROLE MÚSICA ÁRABE
EFEITO CAVALOS, GRITOS, BARULHO
LOCUTORA No século 13, o Iraque foi invadido por Gengis Khan. Quando suas tropas chegaram a Bagdá, o neto deste terrível imperador mongol lançou ao rio todas as bibliotecas da cidade.
MONGOL Para que servem os livros? Um povo que não lê é dominado mais facilmente.
LOCUTORA Dizem que tantos foram os livros jogados no Tigre que o invasor pôde atravessar o rio sobre uma ponte de papel.
EFEITO BOMBARDEIO
LOCUTOR No ano de 2003, num dia como hoje, não foi o neto de Gengis Kant, senão o filho de outro selvagem, George Bush, que invadiu o Iraque.
LOCUTORA O Jardim do Éden foi bombardeado. Cidades milenares, destruídas. Monumentos da cultura humana reduzidos a pó, jogados na água.
LOCUTOR E as ruas de Bagdá, dia após dia, foram cobertas de corpos destroçados, crianças calcinadas pelo fogo, mulheres mutiladas pela força das bombas. E sangue, muito sangue, sobre as paredes fumegantes.
CONTROLE LAMENTOS ÁRABES
LOCUTORA Passaram-se seis anos desta ignomínia e aí seguem 200 mil soldados norte-americanos sujando a terra iraquiana.
LOCUTOR Aí seguem as empresas gringas roubando o petróleo iraquiano.
LOCUTORA E aí estão mais de 500 mil cadáveres, vítimas civis inocentes, exigindo castigo para o responsável por este massacre, George W. Bush, e sua corja de assassinos.
LOCUTOR Barack Obama: Cumpra sua palavra e tire de uma vez o exército invasor norte-americano das terras soberanas do Iraque.