OQUE É UM PLUGIN?

Radioclip en texto sin audio grabado.

Instale “acessórios” em teus editores e programas de áudio.

Dos plugins já falamos em várias ocasiões e os definimos como complementos dos programas de informática.

É como quando compramos um carro e vem com um equipamento “de série”, mas na concessionária podemos adquirir acessórios, bancos de couro, faróis anti-neblina, calotas ou rodas especiais. O software também traz umas características “de série” e o complementamos com plugins que o potenciam.

Instalamos estes subprogramas como qualquer outro software, mas não funcionam por sua conta. Sempre precisam trabalhar dentro de um programa.
Suponhamos que consigo um plugin de reverberação. O instalo e ao abrir o editor o programa “carrega” todos os complementos. A vantagem é que esta reverb me servirá em qualquer editor, sempre e quando este seja compatível com a tecnologia desse plugin.

Os plugins de áudio oferecem a um editor efeitos (revers, delay, phaser…) processadores (compressores, limitadores, expansores…) limpadores (eliminadores de ruídos ou noise reduction, anti scratch….) analisadores de sinal e outras muitas aplicações.

Os melhores plugins são os que funcionam em tempo real. Durante a mixagem verá que ele faz o efeito sem necesidade de processá-lo. Com uma vista prévia, o ouve e, se te convence, o aplica.

▪ Diferentes tecnologias de Plugins

VST (Virtual Studio Technology)
Criado pela marca Steinberg, dona de Cubase e Nuendo. É a tecnologia mais famosa e conceituada. Tem também instrumentos virtuais para fazer música com sintetizadores e sequenciadores (VSTi).
LADSPA (Linux Audio Developer´s Simple Plugin)
Plugins de áudio para Linux. Funcionam com programas que trabalham sobre esta plataforma como o Ardour.
RTAS (Real Time Audio Suites)
Formato de plugins especial para o software ProTools e os sistemas Digidesign.
DX (Direct X)
Só são compatíveis com os editores de áudio que trabalham no Windows: Cakewalk, Sound Forge, Cubase, Cool Edit/Audtion…

▪ Marcas

Há várias companhias de software que fabricam plugins. Nem todos são efeitos para a edição de vozes. Muitos deles servem para aplicar a instrumentos gravados ou para gerar instrumentos musicais em programas sequenciadores. As mais conhecidas são:

Waves: http://www.waves.com/
iZotopeIzotope: http://www.izotope.com/
Voxengo: http://www.voxengo.com/group/freevst/
Antares Audio Technologies http://www.antarestech.com/

Além de outras aplicações, Antares fabrica um interessante simulador de microfones, Antares Mic Modeler (AMM). Grave com um microfone comum e simplório, e aplique o plugin dizendo que simule ser um AKG C414. É claro que não alcança a qualidade do microfone real, mas se assemelha bastante.

Também há diferentes páginas onde descarregar alguns plugins de forma gratuita.

http://www.musicador.com/free-vst-plugins-los-mejores-plugins-vst-gratuitos/
http://www.vst4free.com/
http://freevst.webs.com/
http://www.vstplanet.com/
http://www.meldaproduction.com/freevstplugins/
http://linux-sound.org/plugins.html
http://www.ladspa.org/

BIBLIOGRAFÍA
Manual para Radialistas Analfatécnicos, de Santiago García Gago.www.analfatecnicos.net Uma produção de Radialistas.net e UNESCO.